Categorias: , ,

Título: Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Lançamento: 2014
Páginas: 448
Gênero: Romance
Editora: Novo Conceito


Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Olá!  Hoje trago a vocês uma resenha que ficarei feliz em fazer do livro/filme Simplesmente Acontece, apontando as principais diferenças dos dois e minha opinião acerca deles também. Então se você não quer ler alguns comentários com spoilers, peço que pare de ler agora. Minha intenção não é desvendar toda a história, mas mostrá-la para quem se interessar por isso tomarei cuidado com os comentários para que vocês não percam nada e também não descubram tudo de uma vez.

Conhecemos então nossos dois protagonistas que me fez apaixonar por cada um. Apesar de suas diferenças e de algumas mancadas, Rosie e Alex me deixaram com aquela sensação de que os conhecia há anos. Os dois são amigos e é por meio dessa amizade que acaba acontecendo o que todos nós esperamos: os dois se apaixonam. Porém, nunca iriam admitir isso, afinal, são melhores amigos e com as circunstâncias da vida, o tempo vai passando e os dois continuam guardando esse segredo.

O que mais me chamou a atenção no livro de Cecelia foi a maneira como foi escrita. Não narrada em parágrafos mas em diálogos através de e-mails e cartas. O que me fez lembrar dos livros Emmi e Leo e O Garoto da Casa ao Lado que adotam a mesma maneira de escrita. Eu simplesmente adorei!
Esse livro também me lembrou um pouco Um Dia de David Nicholls, onde dois melhores amigos se apaixonam mas por motivos do destino nunca conseguem ficar juntos. Eu fiz a audácia de ver primeiro o filme e depois ler o livro e acho que fiz bem. É como se um complementasse o outro. Não tenho palavras para expressar a emoção que senti lendo/vendo as respectivas obras. Cecelia me impressionou com o enredo que criou!

Agora falando de algumas diferenças entre ambos:
1º. Uma coisa que me chamou a atenção e que gostei bastante foi que a história toda é contada com o passar dos anos. Não sabemos se Alex vai ficar realmente com Rosie e com isso o tempo vai passando. Só então com 50 anos, é que iremos saber se os personagens principais irão ou não ficar juntos. O que eu gostei no filme foi que diminuíram esse tempo, apenas chegando aos 30. Então, cheguei a ter a sensação de que eles não perderam tanto tempo assim se decidindo ou não e imaginá-los na juventude é mais fácil que imaginá-los velhos. 
2ª. Rosie se casa assim como Alex, mas diferentemente do livro onde ela se casa com Greg, um homem que conheceu, no filme ela se casa com Brian, o pai de sua filha. No filme, Brian é um tremendo bundão mas é bem legal no começo e no livro vemos que tem uma grande diferença. Ele é mais responsável, é maduro e apresenta características que nem Rosie e nem o leitor (no caso eu) imaginariam.

3º. Uma amizade que perdura até muito tempo é a de Rosie com Ruby, que dura no livro e assim como no filme.Ruby é aquele personagem que você adora independente do que faça porque seu jeito e seu astral te encantam. Foi uma das personagens que mais gostei!

4º. Katie (a filha de Rosie) é encantadora e como disse antes, no filme a vida de Rosie é apresentada até os 30 anos, então, Katie está com 12/13 anos. Mas no livro, vemos Katie crescer e virar uma mulher incrível. Ver o amadurecimento da moça me comoveu, assim como comove a Rosie e as pessoas próximas a ela. Foi uma das personagens que me comoveram também e que me fez pensar em como seria ser mãe aos 18 anos.

 Uma coisa que me surpreendeu é que no livro não retrataram os irmão de Alex e nem de RosieAlex tem um irmão chamado Phill que é trocado no filme pela Stephanie que consequentemente no livro é irmã de RosieRosietambém tem outro irmão no livro chamado Kevin mas no filme ela tem dois irmãos homens apenas. Essa troca me deixou um pouco confusa mas logo acostumei e gostei. 

Ás vezes pelas escolhas certas mas pelos motivos errados, nossos protagonistas vivem se desencontrando ao longo do enredo. Esperei ansiosa por um final onde todos ficassem bem e Cecelia não me decepcionou. Como disse antes, ver o filme foi como imaginar algumas cenas e vê-las retratadas e isso ajudou muito a entender algumas cenas do livro. Simplesmente Acontece é um livro para você rir, chorar e se emocionar em busca de um final feliz para um grande amor.






Futura administradora e blogueira nas horas vagas. Chocólatra assumida, é dominada pela cafeína nos dias úteis. Ama o cheiro de terra molhada e adora o barulho da chuva. Bookaholic assumida, deseja conquistar o mundo.

Deixe um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤