Ultimamente tem ganhado muito destaque os gêneros de romance de época onde vários autores relatam com seu melhor vocabulário cenas passadas no século XIX, seja pela sociedade francesa ou parisiense. Esses romances à lá Jane Austen vem ganhando o coração dos leitores e aos poucos foi cativando o meu também. Hoje me vejo sendo uma fanática por narrativas que são ambientadas nessa época, adorando cada momento da leitura e descobrindo mais sobre os costumes que ali são retratados. Como quem lê sabe, os livros sempre abordam temas como a diferença das classes, as regras que a sociedade impunha as mulheres e muitas vezes o preconceito com pessoas que não possuíam títulos ou patentes. E é por isso que acaba nos encantando de uma forma ou outra.

Hoje nesse post especial, eu resolvi pesquisar e trazer para vocês os romances de época da atualidade que estão sendo mais divulgados, falados e conhecidos por aqui. Como a maioria são séries, eu darei prioridade a elas mas deixando também alguns livros que buscam o mesmo enredo e narrativa. A maioria dos citados abaixo é conhecido pela maioria das leitoras de qualquer blog literário, mas não deixo de ressaltar a importância deles e até relembrá-los de alguns que ás vezes costumamos esquecer.

Os Bridgertons de Julia Quinn
Meu primeiro contato com romances de época foi através de O Duque e Eu, primeiro romance da série Os Bridgertons escrito pela autora Julia Quinn. Nunca havia lido livros do gênero e me chamou atenção o fato dos comentários na capa do livro dizerem que Julia era a nova Jane Austen dos tempos modernos. Foi aí que resolvi comprar e acabei me apaixonando por completo pelo enredo, pela escrita e pelos personagens que Quinn criou. A série retrata a vida dos oito irmãos da família Bridgertons, porém a Editora Arqueiro ainda está lançando outros livros e por enquanto paramos no sétimo livro da série Um Beijo Inesquecível.

Os Hathaways de Lisa Kleypas
Assim que encontrei o último livro da série Os Hathaways na livraria, percebi que precisava lê-la do começo. Acabei me encantando com mais essa aposta da Editora Arqueiro e terminei a série em 10 dias. Lisa Kleypas é bem conhecida pelos romances que escreve, mas sua narrativa é conhecida e mais admirada por essa série. Ela aborda a vida dos irmãos Hathaways que lutam não somente para se manterem com o pouco que tem, mas que também precisam entender mais sobre outros povos à margem da sociedade londrina e passar por cima do preconceito que é bastante abordado nessa série. Eu me encantei com a vida de todos os irmãos, porém alguns deixaram a desejar na minha opinião, mas isso não interfere em nada em relação ao excelente trabalho de Kleypas.

Os Bedwyns de Mary Balogh
A série Os Bedwyns também está sendo traduzida e lançada aqui pela Editora Arqueiro, mas assim que a conheci não me contive e acabei lendo a série toda traduzida por leitores. Claro que algumas traduções foram bem ruins mas consegui entender toda a história e amei muito mais essa obra criada por Mary Balogh. Assim como os outros, a premissa é a mesma e narra a história de vida dos irmãos Bedwyns, família importante na sociedade londrina. O livro que mais me chamou a atenção foi o último Ligeiramente Perigoso, protagonizado pelo irmão mais velho, Wulfric, o Duque do Bewcastle. O que mais gosto nesses romances de época são o enriquecimento de vocabulário que as autoras trazem para nós leitores nas cenas, sempre com bastante detalhes sobre o ambiente e os personagens fazendo com que possamos mergulhar profundamente na leitura.

A autora também traz paralelamente outros dois livros (Uma noite de amor e Momentos Inesquecíveis) que acabam se enredando à série, por isso se você ler eles antes poderá entender acontecimentos narrados em alguns dos livros. Eu preferi não ler porque já tinha terminado todos os livros e também porque acabaria por não dar crédito a alguns personagens da série, já que esses dois livros trazem à tona alguns motivos de mágoas passadas por Freya Bedwyn. (Talvez esteja um pouco sem sentido o que estou falando, mas se vocês lerem os livros vocês irão entender).

As Quatro Estações do Amor de Lisa Kleypas
E aqui está mais uma série escrita por Lisa Kleypas lançado pela editora Arqueiro. Nessa série, a autora busca nos mostrar romances vividos por quatro amigas onde cada um tem ligação com as estações do ano, por isso o título. Elas buscam procurar em meia à sociedade londrina, maridos para cada uma e usam de artifícios femininos para conseguirem isso. Eu ainda não comecei a série porque estou atrasada com outras, mas com certeza é um livro que te prende do início ao fim.

Os Rothwells de Madeline Hunter
Primeiramente publicado pela Editora Asa, a série de Madeline Hunter está sendo relançada pela Editora Arqueiro. Os livros abordam muito mais que romances, mas também trata-se de vinganças, mistério e suspense. Eu somente li o primeiro livro pois ainda não pude comprar o segundo mas fiquei fascinada pela narrativa e pelo suspense que ele traz para o segundo volume da série Os Rothwells. Gostei muito dos personagens principais e estou muito curiosa para saber o que acontece com os outros nos próximos volumes. 

As flores mais raras de Madeline Hunter
Conheci a série recentemente e ela aborda as mesmas premissas que a série Os Rothwells, porém a autora procura enfatizar mais sobre a vida das mulheres daquela época, cada uma com personalidade forte e obstinada e com histórias de tirar o fôlego de tão autênticas, não sendo aquela patética menina doce que vemos muito nos livros de época. Com certeza é uma série que veio para encantar a todos assim como a primeira série de Hunter. E vocês conhecem a série? 

Spindle Cove de Tessa Dare
Lançado pela Editora Gutenberg, Spindle Cove tem se tornado uma série bastante conhecida por nós. Eu ainda estou tendo meu primeiro contato e por isso estou lendo o primeiro livro agora mas já digo que estou adorando apesar das narrativas serem curtas e não terem tanto detalhes, como estamos acostumados a outras obras. Dare narra a vida de três mulheres que vivem em uma vila pacata chamada Spindle Cove, por isso o nome do livro. Espero que seja uma leitura agradável e com certeza já trago a resenha para vocês com minha opinião acerca da obra.

Série Notorius de Nicole Jordan
Os livros já foram lançados aqui pela Editora Essência e seu último volume foi publicado recentemente. Ao todo são cinco livros mas as histórias são destoantes e não fazem parte de uma série contínua, onde você tem que ler um para poder entender o outro. O bom disso é porque muitas pessoas acabam lendo o livro fora de ordem, o que não prejudica em nada. Eu comprei Êxtase tem um tempão e no começo não havia gostado muito da narrativa porque achei denso demais, mas acho que como ainda era novata em romances de época (foi o segundo que li), acho que minha opinião não conta muito, por isso vou dar uma segunda chance a série e começar outra vez. Será que vale a pena? Quero a opinião de vocês nos comentários lá embaixo.

Série O Clube dos Canalhas de Sara MacLean
Essa é uma série também amplamente conhecida e amada pelas leitoras. Seja por sua capa ou narrativa, MacLean traz com uma profunda riqueza de detalhes a história do Clube dos Canalhas que aos poucos vão acabar se apaixonando no enredo de cada livro. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum mas posso afirmar que a série é ótima tendo em vista as resenhas que leio sempre apontando o quanto os livros são bons. Conhece ele e quer comentar um pouco sobre a história, deixe nos comentários que eu vou adorar saber um pouco mais.

Série Sequels de Judith McNaught
Eu também acabei de conhecer essa série da Judith e já fiquei babando pelo enredo que ela traz. Infelizmente ela ainda não foi relançada por nenhuma editora e por isso não é muito conhecida. Você provavelmente encontrará ela traduzida por fãs e pode encontrar erros de diagramação também. Mas ela tem uma premissa fantástica, nada diferente das outras, mas como sou apaixonada por clichês, eu adorei também. Indico a vocês essa obra e espero que vocês gostem também.

Você já leu alguma dessas séries? Quero a opinião de você sobre qualquer um que tiver lido e se puder indicar alguma série que eu não tenha colocado aqui, eu ficaria muito contente em conhecer. Espero que tenham gostado do post, e em breve trago mais indicações para vocês! Beijos.

Futura administradora e blogueira nas horas vagas. Chocólatra assumida, é dominada pela cafeína nos dias úteis. Ama o cheiro de terra molhada e adora o barulho da chuva. Bookaholic assumida, deseja conquistar o mundo.

4 Comentários

  1. As séries da Julia Quinn, Lisa Kleypas e da Sarah Maclean são as que mais me agradam. Mas como uma apaixonada por romances de época, tenho vontade de ler todos.

    Adorei o seu cantinho, já estou seguindo!
    Beijos e obrigada pela visita, volte sempre. ^^

    Débora | Em cada página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Débora. Já sigo o seu blog há um tempinho!
      Ainda não li a série da Sarah Maclean mas estou ansiosa para isso.
      Beijos!

      Excluir
  2. Romances antigos <3
    Você já leu Intriga? É um Gossip Girl de época haha
    Lindo blog, já estou seguindo
    Beijoss www.sonhosliricos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar de Intriga mas vou procurar saber mais. Obrigada pela indicação! Beijos
      P.S.: Estou seguindo também.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤