[Resenha] O futuro de nós dois, de Jay Asher & Carolyn Mackler @Galera Record

23 abril 2016
Título: O futuro de nós dois
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Lançamento: 2013
Páginas: 384
Gênero: Romance
Editora: Galera Record
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Esse livro é uma fofura gente! Tenho o prazer de resenhar sobre ele aqui no blog, então o que posso fazer, no mínimo, é indicá-los para vocês lerem. O que eu mais gostei desse livro foi que tem uma lição por trás dele. Com a leitura desse livro percebi o quanto a internet pode controlar nossa vida fazendo nós mudarmos de opinião sobre algo somente por ter lido alguma coisa que não gostamos. É com certeza também uma forma de mostrar como nós somos viciados em Facebook e estamos tão empenhados em melhorar nossa futuro que acabamos não vivendo o nosso presente.

Conhecemos então Emma e Josh, dois vizinhos que se conhecem desde pequenos e que tem uma amizade muito forte. Porém, há seis meses que essa amizade ficou um pouco estranha e conturbada. Apesar deles ainda se falarem no almoço todos os dias na escola, a amizade já não é a mesma desde que Josh se declarou para Emma e tentou beijá-la e ela, claro, deu o fora nele. Por isso vemos muitas vezes ambos, em algumas cenas, relembrarem de como era a amizade deles antes desse acontecimento. O livro é narrado em primeira pessoa do ponto de vista de cada um.

Emma acaba de ganhar seu primeiro computador, vejamos, estamos no ano de 1996 e a internet ainda era discada. Josh acaba dando a ela um CD-ROM que sua mãe lhe deu para era entrar no AOL. Mas o estranho acontece quando ela termina de baixar o CD no computador. Uma página aparece com o nome de Facebook e tem uma foto de uma mulher muito parecida com ela porém mais velha, com o mesmo nome que o dela e tendo nascida no mesmo dia. Como isso era possível? Ela estava se vendo no futuro? Só podia ser uma pegadinha.

Ela então conta a Josh sobre o que aconteceu e ele tem a mesma conclusão que ela: é uma brincadeira de mal gosto. Mas fuçando o tal Facebook, eles vem que existe um perfil de Josh também mas o que mais choca ambos é que ele está casado com uma pessoa que, até nos sonhos dele, seria impossível deles ficarem. Emma percebe que daqui há 15 anos ela não será feliz, tendo visto as postagens recentes dela no Facebook e resolve mudar os acontecimentos do presente para que ela não passe por isso.

Cada mudança no passado, como não morar em alguma cidade ou não fazer tal faculdade, reverbera no futuro e acaba mudando algo e Josh vai conhecendo as consequências disso já que o futuro dele também muda a cada decisão tomada da Emma  Apesar das mil decisões que toma para que seu futuro seja satisfatório, Emma acaba se tornando mais infeliz no futuro e isso a deixa obcecada. O fato de Josh saber com quem irá casar faz também com que ele fique fascinado com a ideia e tenta fazer de tudo para que isso aconteça.

O que ambos não percebem é que a amizade deles está indo de mal a pior visto algumas decisões que eles tem tomado. Mexer com o futuro não é uma coisa tão boa, mas se tivemos a oportunidade de fazer a diferença no presente, esse é o importante. Aos poucos Emma percebe o quanto Josh é importante para ela e sabe agora que está o perdendo de vez. Mas será que as coisas poderiam voltar ao normal visto que eles já mudaram o futuro diversas vezes e consequentemente o presente? Isso você tem que ler o livro para saber.

Eu amei cada segundo da leitura e por isso terminei o livro em poucas horas. Foi uma leitura muito fácil, agradável e com certeza me trouxe um aprendizado muito importante como disse lá em cima. Indico à leitura a todos vocês e espero que o livro mude a sua maneira de pensar, de alguma forma, assim como ele mudou a minha.


2 comentários:

  1. Olaa anjo! Pra começo de conversa queria parabenizar seu blog, o layout é fofo e super organizado e as fotos são lindas!
    A sua resenha ficou ótima. Olha meu sonho saber como eu estou no futuro e tentar mudar isto no presente, mas acho que acabaria não dando certo, pois nem todas as escolhas que fazemos tem resultados positivos.

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, como vai? Primeiramente, obrigada por ter visitado meu cantinho! Eu também já quis mudar o futuro, mas acho que isso iria fazer uma tremenda bagunça com o passado então... melhor não!
      Beijos!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤