[Resenha] O Segredo de Ella e Micha, de Jessica Sorensen @Geração Editorial

07 abril 2016
Título: O segredo de Ella & Micha
Autor: Jessica Sorensen
Lançamento: 2014
Páginas: 264 
Gênero: Jovem Adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Editora: Geração Editorial
Sinopse: Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina. 
O Segredo de Ella & Micha conta a história de dois amigos que se amam a muito tempo, porém são separados pelo medo de Ella em ficar com ele. A vida de Ella é um pouco problemática, - seu pai é um bêbado, sua relação com o irmão é péssima e sua mãe cometeu suicídio justamente no dia em que ela resolveu dar uma saída para uma festa -. A culpa pela morte da mãe a corrói todos os dias.
Micha é um cara magro, de cabelos loiros e extremamente bonito. Vive com a mãe, seu pai abandonou-o quando tinha 6 anos e, atualmente no livro, seu ex-padrasto Grady está morrendo de câncer. 
Há exatamente oito meses atrás, depois da morte de sua mãe, Ella surtou e quase se jogou da ponte que cruza a cidade onde ela vivia. Micha a salvou e a salvou de si mesma e a levou para longe dali, onde lá os dois se beijaram pela primeira vez e foi onde Micha contou que estava apaixonado por ela. Era pra ser um momento mega especial se não fosse pelo fato de que no dia seguinte, Ella fugiu. Foi embora sem dizer para onde, magoando aqueles que amava e principalmente Micha.
"Tenho a sensação de que estamos nos separando, e ele era a única coisa que tinha me tirado de meu buraco negro. Se ele me abandonar, não sei se conseguirei me agarrar á luz."
Depois dos exatos 8 meses, Ella muda completamente deixando de lado a menina gótica e expressiva que era, virou basicamente uma patricinha da faculdade onde estuda com sua mais nova amiga, Lila. As férias da faculdade estão chegando e ela resolve voltar para a cidade onde nasceu para passar o verão já que não tem outro lugar para ficar. Sua amiga Lila dá uma carona para ela, mas acaba ficando na cidade para passar alguns dias com a amiga.

O encontro entre Ella e Micha é cheio de tensão sexual e é Grady que faz isso acontecer, já que ele sempre foi muito legal com os dois e agora os dois sentem que sua morte é iminente. Mesmo depois de todo esse tempo, ambos ainda se gostam mas a resistência de Ella não melhora a situação. Micha descobre que ela está totalmente diferente daquela garota que conheceu e não gosta nenhum pouco da nova Ella, então resolve que precisa trazer a antiga Ella de volta. São inúmeras vezes no livro que ele tenta agradar ela, pirraçar ou até mesmo provocar só para ver se as reações da antiga Ella reaparecem, mas nem sempre dá certo já que a menina é muito teimosa e decidida.

O legal do enredo também é que a Lila, uma patricinha filha de pais ricos, não conhece absolutamente nada da vida de Ella fora da faculdade e do que ela apresenta, e quando ela vai descobrindo certas coisas sobre a amiga - como por exemplo que Ella sempre foi impetuosa e que gosta de carros - Lila não foge e não se assusta com os esses gostos como eu pensei que iria fazer já que ela é tachada como patricinha o livro inteiro. Ela simplesmente aceita esse fato e dá o maior apoio para a amiga ser quem ela realmente é. Há também uma parte da história que Ella resolve contar para Lila que seu pai é alcoólatra e a amiga se compadece dizendo que sua irmã mais velha havia se envolvendo com drogas durante um tempo também e que ela entende a sua situação. A empatia é essencial na trama porque mostra que apesar da classe social, todas as pessoas podem passar pelos mesmos problemas.

Voltando um pouco a história, Ella faz de tudo para tirar Micha da cabeça, mas seu amor por ele e o desejo são mais fortes e os dois acabam cedendo algumas vezes. Sempre rola beijos quentíssimos entre eles mas nada além disso. Com o passar do tempo, os dois vão se reaproximando mais e mais e voltam a ser amigos e finalmente conhecemos o segredo de Ella e o de Micha. Obviamente que não irei dizer quais são, porém, algo acontece e faz com que os dois se separem novamente, dando enredo ao segundo livro da trama.

 "O mal vem em formas diferentes. Seja na forma de traficantes de drogas, de corruptos ricos, ou apenas na forma de babacas desprezíveis."

O livro é escrito em primeira pessoa e tem duas perspectivas, Ella e Micha. A história é fantástica e a autora soube colocar e fazer as interfaces entre as duas pessoas muito bem, o que eu não vejo muito em outros livros. O livro é sobre superação e sobre medo, além de ser um pouco introspectivo. Não é um livro erótico, mas sim um romance, tem um pouco de cenas de sexo mas nada muito forte. Espero que tenham gostado e se tiverem a oportunidade de ler, desejo que se divirtam assim como eu!



3 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa e já tá na minha wishlist! Adorei saber que a autora fez a distinção das duas personalidades bem!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. AMo a capa deste livro. O que mais me atraiu nesta história e a maneira como a amizade foi valorizada. São personagens fortes e que tem muito a ensinar. Parabéns pela bela resenha.

    Biia Rozante
    Blog Atitude Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também adorei a capa desse livro.
      Beijos

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤