5 coisas que eu amo em outros blogs

27 junho 2016
Fonte: Blog Melina Souza
Olá, como vão? Eu espero que muito bem! Eu estou sofrendo um sério tipo de bloqueio criativo com os posts do blog. Há dias quero postar algo bem criativo mas estou empacando e nada sai, mas isso não quer dizer que não faria um post legal para hoje. Eu sempre estou visitando vários blogs, excetos finais de semana, sempre que posso estou fuçando os posts alheios e sempre comentando. Por isso, neste post mais que especial, eu resolvi falar sobre o que eu verdadeiramente mais amo em outros blogs. 

Como a maioria dos blogs que eu vejo tem caráter literário, vou citar coisas relativas ao tema. OK?! E no final do post ainda vou indicar os blogs que eu mais visito para vocês darem uma conferida. Vamos lá?

5. Layout chamativo e agradável
É complicado para nós blogueiros pagarmos para ter um layout personalizado até porque eles são caros demais e ás vezes o blog ainda não é tão conhecido, então não vale muito a pena. Mas cá estou eu falando sobre os tais layouts. Eu sou completamente apaixonada por um blog que tenha tudo no lugar, que mesmo sendo simples tem aquela coisa que te chama atenção e acaba prendendo você de alguma forma.

Já dizia eu "Vale mais um blog organizado e atraente do que um pago sem conteúdo". Como alguns podem perceber, eu sempre estou mudando e personalizando o layout do Leitora Encantada. Ás vezes é até chato porque acostumamos com tal efeito, mas eu sempre procuro deixar ele o mais agradável possível e sempre estou procurando tutoriais sobre como fazer alterações. Ou seja, o layout é todo modificado por mim! É cansativo? É sim, mas nada melhor do que ver a carinha de apreciação dos leitores quando entram nele. Deixando o blá blá blá de lado, eu prezo bastante um blog que tem um layout bonito, organizado e que chame atenção. Com certeza eles atraem mais visitantes e fazem mais sucesso, então já fica a dica para quem quiser atrair mais leitores!

4. Resenhas bem feitas
Acho que a maioria dos leitores gosta de uma resenha bem feita. Juro para vocês que eu tenho um certo preconceito (que eu até tento evitar) com quem escreve errado ou conjulga o verbo errado. Eu sei que não é obrigatório, mas se você quer ser blogueiro, acho que tem que dominar uma escrita razoável. Eu nem sempre acerto as palavras e escrevo muita coisa errada, mas sempre procuro melhorar. Em relação as resenhas, quem não ama aquela resenha que fala tudo aquilo que você quer saber sobre o livro? Spoilers a parte, uma resenha bem feita é aquela que fala tudo sem revelar absolutamente nada, fazendo o leitor ficar mais curioso em relação a obra.

Ás vezes na hora de construir a resenha sai aquele texto ENORME, mas me diga você se é fácil colocar tanto amor ou ódio em poucas palavras? Independente do tamanho, a resenha tem que explicar o que o livro traz e qual a opinião do leitor, e o melhor de tudo, é que sempre que visito os blogs que eu sigo, sempre encontro resenhas maravilhosas e por isso sempre estou comentando aqui e acolá.

3. Manter os padrões
É muito normal os donos de blogs arranjarem colunistas e colaboradores na hora de fazer as atualizações do blog, afinal, não é todo mundo que tem tempo para trazer um conteúdo legal. Mas o que mais me chama atenção nos blogs é o padrão que eles seguem ao fazer uma resenha, um post diferente, sorteios ou lançamentos. Seguir o padrão é essencial para prender a minha atenção. Imagina que horror seria se você lê algo de uma forma, e em seguida em outro post tem algo feito de maneira completamente diferente. Fica meio confuso, não é? Por isso amo blogs organizados, que fazem tudo do mesmo modo.

2. Fotografias
Gente, como a criatividade das pessoas é completamente incrível! Eu amo fotografias, sempre quis ter uma máquina e até pensei em ser fotógrafa, mas como nem tudo na vida é perfeito, nunca nem ganhei um celular com uma câmera boa. Vocês podem ver que a maioria das fotos postadas aqui não são de minha autoria justamente por isso, já que ninguém mereceria ver uma foto horrível e em péssima resolução. Passeando pelos blogs eu consigo ver tantas e tantas fotografias de livros que fica impossível não sentir inveja de vocês e da criatividade! Gente, é simplesmente espetacular. Eu amo as fotos que os blogs postam e até mesmo as mais simples me cativam.

1. A amabilidade dos blogueiros
E não poderia faltar a coisa mais importante de todos: a amabilidade dos blogueiros para com seus leitores. Quem é blogueiro sabe que é preciso saber agradar, afinal, ninguém quer visitar um blog de uma pessoa que seja chata, não é? E é isso que mais me chama atenção nos blogs. Os autores, colunistas e todos os demais que ajudam no crescimento dele conseguem ser tão atraentes em suas palavras, demonstrando sua paixão pela literatura, mostrando ao público o que gosta e o que não gosta e o mais legal, respondendo sempre com cortesia e boa vontade os comentários dos leitores, que é algo que me faz apaixonar pelo blogueiro e me faz visitar cada vez mais o blog. Sério, vocês são tão legais!!! Como leitora, acho isso extremamente importante para o crescimento do blog e por isso aprecio as pessoas que são assim, e não é a toa que eu sempre acabo fazendo amizade com esse tipo de gente. Por isso, continuem assim que vocês irão conquistar o mundo! 

Espero que tenham gostado do post de hoje e perdoem a falta de criatividade. Prometo que vou trazer algo bem legal para vocês na próxima! Como prometido, aqui vai alguns links de blogs que eu sigo e amo 



14 comentários:

  1. Oi oi,

    amei o post! Realmente um blog organizado é tudo, assim como um blogueiro fofo, que responde seus comentários e sempre dá atenção para os leitores!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Que bom que gostou! Eu amo o cainho que você, especificamente, dedica aos leitores, no caso eu. Sempre que possível estou visitando seu blog!
      Abraços.

      Excluir
  2. Oii Miriã

    Aii meu Deus vc mudou o layout do blog ! ficou lindo! Amo esse blog, com essas cores suaves e com textos sempre interessantes, nunca perca esse brilho especial nas postagens Miriã, tá fazendo toda a diferença!
    Confesso que não ligo muito para fotografias, mas um bom design, textos coerentes e bem postados (já aconteceu de eu visitar blogs com textos em letras verde claro ou com aquele fundo em negro que choca com a visão da gente sabe?) são o segredo de tudo.
    A amabilidade do dono do blog garante e muito a continuidade de um bom trabalho. Humildade é tudo, saber ouvir criticas, responder com amabilidade, visitar os blogs retribuindo o carinho e a atenção deles considero fundamental.

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice! É sempre bom receber sua visitinha aqui, amo seu blog! Eu somente personalizei o layout, ele continua o mesmo. Mas acredito que o essencial é ter bom conteúdo e a tal da humildade na hora de lidar com as opiniões negativas. É isso que torna o blog mais lindo!
      Abraços...

      Excluir
  3. Amei o post. Recomecei meu blog agora, e só tem um post mas com certeza vou tentar seguir isso nos próximos posts haha Para mim, um blog tem que ser organizado, chamativo na medida certa e claro, o blogueiro tem que escrever os posts com o coração! Posts forçados sempre ficam chatos huahua
    Ameeei seu blog demais, o layout é maravilhoso! Parabéns!


    camilaland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar, Camila! Eu também acho que tem que ter conteúdo, tem que saber ganhar os leitores e mais ainda tem que ser educado para saber aceitar elogios ou críticas.
      Beijão!

      Excluir
  4. Eu concordo em quase tudo com você :P
    Na verdade, só uma coisa que me incomoda são resenhas muito longas. Pois eu vejo muitos blogueiros que escrevem toda a história do livro, eu - opinião pessoal - acho meio massante. Muita gente vai me bater por isso, kkk, mas sei lá, acredito que a sinopse está lá para falar um pouquinho da história. Eu faço lá no blog resenhas críticas. Escrevo bem pouco sobre a história, até para não ter problema de spoiler. Muitas pessoas não gostam desse tipo de resenha, mas é meu estilo :)
    Espero que isso não te faça desistir do meu blog kkkk :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você sabe que eu amo seu blog! Ele é lindo e maravilhoso, e confesso que depende muito da resenha. Eu sempre escrevo resenhas grandes, outras pequenas, depende da intensidade de sentimentos que sinto ao terminar o livro. O importante é saber mostrar a o quê o livro veio.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Mika! Tudo bem?
    Logo percebi que você está mudando o layout do blog e está ficando lindo <3
    Essas coisas que você ama nos blogs são extremamente importantes! Já consegui arrumar o layout do meu e tento, ao máximo, manter o padrão nas resenhas! Espero que as pessoas leiam minhas postagens e gostem também :)
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu amo seu cantinho principalmente pelo banner que é super criativo! Quer coisa melhor? Adoro também as postagens, nunca decepciona.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi Mika! Vim conhecer hoje o seu blog, já te curti e segui!!!
    Concordo com suas considerações, blogs assim ficam na memória! O seu é lindíssimo, voltarei com certeza!

    Mika, estou aqui para te convidar para visitar meu cantinho, o Spazio di Libri. Meu último post é um convite para conhecer meu primeiro livro publicado! (http://spaziodilibri.blogspot.com.br/2016/07/coracoes-adoradores.html)

    Espero você lá!

    Um beijo
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fê. Obrigada por visitar, já estou dando uma olhadinha no seu! Volte sempre, beijos.

      Excluir
  7. Oi Miriã!
    Concordo com o que você disse.
    No começo do meu blog ele era MUITO feio. De verdade, era ridículo. Acabei desanimando por causa do layout. Não tinha dinheiro pra pagar e não sabia como mudar, também. Ele ficou abandonado por alguns meses, até que no começo desse ano resolvi voltar "com tudo".
    Fui aprendendo a mexer e vivo mudando alguma coisa.
    Uma coisa engraçada é que meus layouts sempre tem o fundo branco. Agora é porque eu gosto, mesmo. Acho lindo layout colorido, mas pra mim o que funciona melhor são os mais clean. No entanto, eu comecei a usar o fundo branco porque não sabia criar cabeçalho com imagem em .png kkkkkkk então o fundo do cabeçalho era branco, eu tinha que colocar em um fundo branco, né? mas vivendo e aprendendo.
    Gosto demais de moderar os comentários do blog porque assim consigo dar uma atenção especial a cada um, responder e retribuir.
    A escrita também é fundamental! Posso adorar um blog e seu conteúdo, mas se a pessoa escreve errado DEMAIS eu abandono. Não volto mais.
    Minhas resenhas geralmente são desse jeito que você falou: fala muito sem falar nada. Morro de medo de soltar spoiler então se eu sei que algo é, deixo escrito em branco e a pessoa escolhe se quer ou não ler.
    Ótimo post, lindo blog! Conheço todos esses blogs que você citou :)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kemmy. Não conhecia o seu blog mas já estou adorando ele. Pois é, eu tinha um blog mas fui inventar de mexer no html e acabei modificando o código ao ponto que ele bugou todo e não consegui recuperar mais. Passei raiva e desisti do blog. Depois de dois meses resolvi criar este e desde então vivo sempre modificando. Eu resolvi abrir o bolso e agora contratei um layout personalizado, já que só sei modificar e não fazer. Isso sempre foi algo que queria e arranjei um com preço bem aceitável. No mais, acho que concordamos em quase tudo!
      Abraços.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤