[Resenha] O Castelo Animado - Volume I, de Diana Wynne Jones @Record

23 junho 2016
Título: O castelo animado
Autor: Diana Wynne Jones
Lançamento: 2007
Páginas: 318
Gênero: Não especificado 
Editora: Record
Sinopse: A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a "jovem senhora" acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.
Olá, como vão? Como muitos não sabem, eu vou falar algumas curiosidades sobre mim para vocês entenderem o porquê deu ter pego esse livro para ler. Primeiro, quando mais nova eu era otome, termo usado para designar mulher que gosta da cultura japonesa. Resumindo, eu vivia assistindo animes e mangás e certa vez minha mãe me trouxe o filme O Castelo Animado. Desde já eu e minhas irmãs amamos toda a história, e claro, ficamos fantasiando que Howl era nosso namorado.
“O único fato mais estranho acerca do Howl é que quase todas as moças jovens que lê sobre ele querem casar com ele”. — Diana Wynne Jones
Agora eu cresci e parei com os animes e mangás mas sempre que posso estou revendo o filme. Então você já pode imaginar a minha cara assim que eu descobri que o filme fora baseado em um livro. Simplesmente decidi que precisava ler e depois dessa enrola toda falando sobre isso, trago a resenha para vocês. Em um mundo onde existem magos, bruxas e feitiços e a população se vê ameaçada com a possível guerra entre os reinos vizinhos, conhecemos Sophie, a irmã mais velha de três filhas. De acordo com a ordem das coisas naquele mundo, Sophie seria a pessoa que menos teria sorte em procurar seu destino, afinal, ela nasceu primeiro, e somente a caçula teria sorte já que foi a última.

A mãe de Sophie morreu quando ela era ainda pequena e seu pai casou-se outra vez, tendo uma terceira filha com essa mulher. Após a morte do pai, a madrasta de Sophie resolveu traçar um destino para cada filha já que a chapelaria que eles tinham não estava dando lucros. Cada uma das irmãs fora para um lugar diferente para ser aprendiz ou para trabalhar, mas Sophie ficou com a madrasta para que essa pudesse ensiná-la a como enfeitar chapéus e assim poder trabalhar no negócio da família.

Sophie realmente tinha talento para aquilo e com os modelos que ela fez, a chapelaria começou a se erguer outra vez. Mas isso não era nada bom, já que Sophie ficava enfiada dentro de casa e raramente saía. Acabou se tornando uma mulher solitária e para passar o tempo, ela falava com os objetos. Todos na vila falavam do Mago Howl e de sua crueldade com as moças e Sophie tinha medo de ser a próxima vítima dele. Até que certo dia, quando estava trabalhando, uma linda mulher entrou na loja se identificando como A Bruxa das Terras Desoladas, e como num passe de mágica, acabou transformando Sophie em uma velhinha de 90 anos. Sophie não sabia o por quê e nem como daquilo tudo, mas resolveu ir atrás do seu destino, afinal, quem impediria uma velhinha de fazer o que ela quer?

Andando pelo vale, Sophie percebe o quanto está fragilizada por ser mais velha. Seu corpo dói, suas costas a machucam e ela está cansada de andar. É aí que ela encontra o Castelo Animado, lar do poderoso Mago Howl. Apesar de não ser uma velha de verdade, Sophie já não se importa mais com o que as pessoas vão pensar e acaba entrando no castelo. É lá que ela conhece Michael, o aprendiz do Mago, e Calcifer, o demônio do fogo, sendo ele que move o castelo. Sem ter para onde ir, Sophie acaba ficando no Castelo se estabelecendo como faxineira e vai conhecendo melhor a todos e assim ela descobre sobre o pacto que Calcifer tem com Howl. Ele pede para que ela tente quebrar o pacto, porque somente assim eles estariam livres um do outro.

Mas isso não parece ser nada fácil já que Sophie terá que descobrir por si só quais são os termos do contrato já que Calcifer não pode revelar a ela. Sem contar que Howl está sendo perseguido pelo rei, para que ele se torne Mago Real depois do desaparecimento do Príncipe e ainda está sob uma maldição vinda da Bruxa das Terras Desoladas, que quer pegar ele a todo custo.

A resenha está ficando grande mas juro para você que isso é só o pico de acontecimentos que tem no livro. Ele é tão cheio de detalhes que é quase impossível falar sobre a leitura escrevendo um texto pequeno. Sem contar que quando li eu fiquei diversas vezes  comparando ele ao filme, que claro, teve modificações no decorrer da trama. Não que a história tenha sido diferente, mas muitas alterações foram feitas, deixando a trama mais envolvente.

Eu amei o fato de Howl não ser tão perfeito como no filme, apesar dele sempre estar irritando a Sophie e passando quilos de produtos no rosto para ficar bonito. Algumas questões do filme eu não entendi porque não vemos absolutamente nada relacionado a elas no livro, mas eu gostei bastante de ter entendido mais a história de Sophie e do país onde ela vive. Os personagens secundários são IMPORTANTÍSSIMOS para o decorrer da trama, então vemos o nome deles sempre sendo citados na narrativa. Ver o entrosamento dos personagens principais foi muito engraçado porque eles não se suportavam, mas apesar de sabermos que Howl e Sophie ficam no final, o livro não foca nenhum pouco nisso, já que tem questões mais importantes para resolver.


Foi uma obra extremamente cativante, viciante e terminei em poucos dias. Eu amei a criatividade da autora em criar uma história desse tipo, além de ser rica de detalhes, ter uma diagramação perfeita e uma história para lá de especial.

Fonte: Blog Café Netfis

10 comentários:

  1. Eu costumava ler mangás e assistir animes quando era menor, mas também parei.
    Achei bastante interessante a trama desse, gostei de saber que você adorou a escrita e que é rico em detalhes, isso é super importante!
    Se algum dia eu resolver voltar a ler mangás, já sei por onde começar!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que esse é um livro comum e não mangá, pro caso de você ter confundido. Mas veria o filme também que é muito mais legal.
      Abraços!

      Excluir
  2. Ahhh eu também cresci e não quero abandonar meus animes <3 eles me acompanharam durante muito tempo! Admito que parei um pouco, mas foi por falta de tempo mesmo, crescer demanda tempo haha! Mas se tiver a oportunidade assistirei esse também! Já o livro é mais difícil, pois minha lista já está enorme né! ótima resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu parei também por falta de tempo e acabei perdendo o hábito de ler, mas o filme desse livro é muito legal, você fica apaixonado por tudo! Espero que goste.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, Mika!
    Eu nunca fui de ver muitos animes, mas esse livro parece muito fofinho, adorei a resenha.
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o filme é mais incrível, então indico ele também se você quiser, uma animação muito bem feita.
      Beijos

      Excluir
  4. Tai que eu não sabia que esse anime era baseado em um livro! Chocada e até já anotei o titulo para uma futura compra. Amei seu blog, muito fofo e organizado parabéns!
    Você já conquistou uma fã.
    quando der visite o meu: sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar o blog! Eu vou dar sim uma olhadinha no seu, eu também não sabia que esse filme era de um livro, por isso fui ler para conferir. Abraços!

      Excluir
  5. Oi Miriã!!! Para tudo!!! Eu amo o filme, na verdade, amo qualquer coisa do Miyazaki <3 e estou de olho no livro há tanto tempo que estou babando pelo seu!!! Eu posso imaginar o quanto é viciante mesmo!!!!

    Ótima resenha!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei essa animação, com certeza foi uma das melhores, muito melhor que A viagem de Chihiro apesar de ser também dele. Vale a pena ler e conferir a obra!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Feito com ♥ por Lariz Santana