Logo



Posts Recentes

Resenha - Jane Eyre

19 julho 2016

Título: Jane Eyre
Autora: Charlotte Brontë
Editora: Martin Claret
Páginas: 780
Ano: 2014
Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance
Jane Eyre, romance de estreia da consagrada e renomada escritora inglesa Charlotte Brontë, narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores, como a figura do misterioso Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa.
Olá pessoas, ultimamente eu decidi ler alguns livros clássicos. Entre uma das minhas leituras eu me deparei com Jane Eyre, que agora em diante ocupa um lugar prestigiado na minha lista de clássicos.
Essa autora para quem não conhece é a irmã da Emily Brontë conhecida pelo livro o morro dos ventos uivantes, muita gente acha um livro totalmente gótico e por isso não valoriza o trabalho da Charlotte. Mas eu devo dizer que as características só estão no sobrenome, os livros são totalmente diferentes, a única coisa que é semelhante é a visão do livro e os lugares góticos. Mas a narrativa em si, o conteúdo é diferente da escrita da Emily.
O nome que encabeça o título é o da protagonista, Jane Eyre, o início da história narra a vida da Jane criança, sendo órfã ela é obrigada a morar com a tia e o tio por falta de parentes próximos. Logo o tio morre e ela começa a ser martirizada pela tia, e vale mencionar que Jane é uma criança incomum -inteligente, rancorosa e impetuosa, a tia a trata mal por ela ser a querida de seu falecido marido. Mandada para um internato aos 10 anos, Jane se vê sem família e tendo que conviver com as meninas desse internato, 8 anos se passam e de aluna ela vira professora, sonhando em viver de um jeito melhor ela se candidata a uma vaga de governanta em Thornfield Hall. Daí é que começa o desenrolar da história. Lá Jane é governante de Adele, a protegida do Sr. Rochester, o senhor de Thornfield, um homem que a protagonista descreve como feio, mas com uma inteligência observadora fora do comum. Os melhores diálogos do livro são com eles dois.
  – Obrigado, Senhor Rochester, pela sua bondade. Estou estranhamente muito satisfeita por ter voltado outra vez para o senhor. Minha casa. Minha única casa é onde o senhor está. (Pág. 427) 
Eu realmente espero ler outro livro da Charlotte, porque a construção dos personagens foi a coisa mais intensa que eu já li. A autora mostra a infância da Jane e descreve a impetuosidade como um defeito, quase como um pecado. No entanto quando ela vai para Loowod ela é ensinada a ser paciente e ter suas forças renovadas pelo senhor. Por isso quando ela vira adulta a uma diferença gritante no seu desenvolvimento. A autora cria uma personagem forte, capaz de diferenciar o certo do errado e que faz tudo por seus princípios mesmo que ela sofra demasiadamente com suas escolhas.
Mas o personagem que roubou meu coração foi o Sr. Rochester, todo personagem misterioso e inteligente roubam meu coração. Ele é uma alma torturada que mesmo assim não perdeu o sentido da vida e que vê beleza nas pequenas coisas.
Eu amei, amei esse livro. Eu espero que quem quer que leia sinta que ele vale a pena ser lido.
– Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente. ( Pág. 441)



2 comentários • DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO TAMBÉM

  1. Oi Victorya, você já me convenceu a ler o livro quando mencionou que ela é irmã da Emily. Amo O Morro dos Ventos Uivantes e vou dar uma conferida nesse livro, é a primeira vez que ouço falar dele.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Victorya
    Eu sou uma apaixonada por este clássico, acho que já li e reli umas quatro vezes, e por gostar muito, baixei vários filmes e mini série que fizeram do livro. É uma leitura que também recomendo muito.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos seis livros da Carina Rissi no Instagram do blog

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤