Logo



Posts Recentes

5 motivos para ler livros

11 outubro 2016

Dia das crianças é amanhã e isso me rendeu um post muito legal onde eu indiquei quatro livros divertidos para ler no dia das crianças. Foi lendo os comentários que eu percebi o quanto é realmente importante incentivar a leitura desde a infância já que infelizmente no Brasil, as taxas de leitores são baixíssimas. Acredito que nós precisamos mudar isso e por isso sempre indicar ao máximo a leitura aqueles que não estão acostumados com os livros. 

Pensando nisso, eu trouxe esse post especial falando sobre cinco motivos para que você entre no mundo da leitura, alguns bem óbvios e outros não. Por isso, siga o fluxo e leia mais!
Melhora o seu vocabulário
Essa é uma das coisas óbvias. A partir do momento que você decide ler um livro, a sua mente já tem que estar programada para novas ideias, novas palavras. Com uma variedade enorme de palavras diferentes que a literatura abrange, o vocabulário do leitor fica cada vez mais aguçado além de infinitamente melhor. Isso pode ajudar em diversas situações principalmente ao falar em público, entrevistas de empregos e outros casos. 
Aumenta as perspectivas e ajuda em novas ideias
O incrível mundo da literatura é recheado de histórias engraçadas, dramáticas, românticas e fantásticas prontas para fazer o leitor viajar completamente enquanto lê um livro. Eu particularmente amo o fato de que os livros nos ajuda a melhorar nossas ideias e nos ajudar com novas perspectivas. Ás vezes ler sobre uma determinada situação nos ajuda a entender e até a mudar de opinião sobre algum assunto pré-concebido em nossa mente. Estar com a cabeça aberta a novas ideias é mais importante ainda, pois você acaba se tornando criativo e isso pode lhe ajudar a se diferenciar de alguma forma em sua vida.
Ensina como realmente viver
É muito normal lermos um livro e assim que o terminamos, começarmos a ver a vida de outra maneira sempre com aquele pensamento de que devemos aproveitar mais os momentos, parar de reclamar e amar incondicionalmente. Incrivelmente isso acontece porque alguns livros tem a habilidade de nos dar uma ajuda, de nos mostrar que a nossa vida não é tão ruim assim independente do que esteja acontecendo. Livros assim tem o intuito de nos fazer ver que os momentos não podem ser desperdiçados, que muitas pessoas estão em condições piores que a gente. Eles simplesmente nos ensinam a viver. Colocar em prática e em primeiro lugar as coisas que realmente importam e isso é uma das coisas mais importantes que deve nos motivar a ler cada vez mais.
Ajuda a conhecer novos amigos
Nada melhor do que arranjar alguém para discutir sobre aquilo que gostamos e trocar ideias diferentes. Amigo é uma coisa que todos nós precisamos, e infelizmente é muito difícil de encontrar hoje em dia. Os livros te ajudam bastante com isso. Não somente no sentido literal da coisa toda, mas a partir do momento que adentramos dentre de um mundo, uma história, um personagem novo, acabamos criando um vínculo com estes personagens e acabamos de uma forma ou outra gostando delas, gostando de suas personalidades e determinações. E essa amizade não é daquelas que pode ser facilmente quebrada, ela dura e permanece de uma forma que quase nenhuma outra será capaz, e o melhor de tudo, é você que decide quando termina.
Representa o leitor e o ser humano
Quando estamos lendo um livro somos levados a diversas galáxias, dimensões e todas aquelas coisas que fãs de ficção científica amam. Mas o que todas elas tem em comum? Independente de em qual estado, tempo, circunstância que a história é narrada, ela sempre tem algo parecido com nossa realidade seja ao falar de uma doença, da guerra, do bullying, dos medos das pessoas e do amor. O que nos deixa mais ainda fascinados pela leitura é justamente essa conexão que conseguimos criar entre a história e as nossas vidas. É importante ter empatia com os livros e eles cada vez mais conseguem se identificar com nossos sentimentos, nossos problemas e o leitor, de um mero espectador, passa a sentir-se representado pela história.

Esse foram os cinco motivos que eu arranjei para convencer você a ler e você que já está acostumado com esse hábito, a continuar. Espero que tenham gostado! Deixe nos comentários suas opiniões sobre os tópicos citados e se puderem citem um motivo que faça você ler. Beijo!

8 comentários • DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO TAMBÉM

  1. Top essas dicas, são realmente válidas, adorei! Amo ler e não trocaria por nada, rsrs!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriã!

    AMEI os tópicos! Realmente fiz muitos amigos por causa da leitura e aprendi tantas coisas com os livros! Super concordo com tudo que você falou!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Também acho fundamental incentivar o hábito da leitura ainda na infância e concordo com todos os motivos que você citou. Os livros nos fazem viver coisas que de outra forma não viveríamos mas, como você disse, sempre conseguimos associar de alguma forma com a nossa realidade. O que pode ser melhor do que isso? :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari. Acredito que não há nada melhor do que ler! Juro que fico sempre feliz e motivada quando leio um livro e são diversas sensações que sinto ao ler algo que realmente considero bom.

      Excluir
  4. OOOOOI

    gente, não tem como dizer que tu tá errada em nenhum dos pontos. E sim, infelizmente no BR a gente não tem enraizado essa cultura de leitura como nos outros países. é triste, mas o bom é que tem uma galera mais nova (tipo eu e você) que vem contra esse padrão que existia. De pouco em pouco a gente chega lá!

    Lembro que comecei a ler muito com 10 anos, livros infantis basicamente. Minha mãe relata que meu vocabulário melhorou em 200 por cento na época, desde que comecei a ler. Eu pegava um livro infantil por dia na biblioteca da escola e adorava aquele lugar <3

    beeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também comecei a ler muito cedo por causa da minha tia que sempre me ajudou bastante, e foi através disso que eu comecei a ter esses hábitos de leitura, mas digo que nunca é tarde para começar. Minha irmã começou com 15! Então acredito que a humanidade ainda tem solução.

      Excluir
  5. Oi Mika!
    Só cinco?Poderíamos ficar o dia todo listando motivos.
    Um dos mais legais é fazer novos amigos.Perdi a conta de quanta gente bacana conheci nesse mundo literário e indo a eventos,adoro essa interação!!
    Como comecei a ler muito cedo meio que assim como a maioria das pessoas que também começam esse hábito cedo,me senti meio deslocado,mas com o tempo fui aceitando que gostava e fui conhecendo pessoas com o mesmo hábito.Resultado:não larguei mais os livros hahahahahahhaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CLAÚDIO! Eu fico muito feliz que tenham incentivado você desde muito cedo, comigo foi assim também mas sinceramente, pouco me lembro dessa época. Tudo o que posso dizer é que sempre amei ler, sempre fui trocando saídas por livros. Acho que é um vício!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤