[Resenha] Super desapegada, de Jaqueline de Marco @Draco

10 outubro 2016

Título: Super Desapegada
Autor: Jaqueline de Marco
Lançamento: 2015
Páginas: 220
Gênero: Romance / Chick-lit / Humor / Comédia
Editora: Draco
Sinopse: Raquel faz o maior sucesso na internet. Seu blog “Super Desapegada” motiva mulheres a se valorizarem e prega a autoestima sem a presença constante e essencial de um companheiro. Mas fora da web, Raquel não é tão descolada assim... Ela sempre teve um amor platônico por seu melhor amigo de infância, Alan. Mas no aniversário de 30 anos de Raquel, ela descobre que ele está noivo de Bianca, a irmã caçula de seu rival nos tempos de escola, Eric. Para conseguir acabar com o casamento, e conquistar de vez seu grande amor, Raquel precisa se aliar ao sarcástico Eric. Mas logo ela começa a perceber que a união pode render muito mais do que ela imaginava e a aprender que para praticar o tão estimado “desapego” é preciso abrir seu coração para novas experiências... e quem sabe para um novo amor.
Super Desapegada é aquele tipo de livro que você tem que olhar duas vezes para sentir-se interessado a ler. Mas depois que você começa, você se surpreende completamente com o enredo, com os personagens e com a forma que a autora desenvolve toda a história, e acaba por colocar ele na lista de queridinhos. É um chick-lit? É. Tem clichês? Seria impossível não ter, mas a forma como a Jaqueline de Marco conduz a história é tão talentosa que você se sente preso aos problemas da Raquel, situações onde faz o leitor suspirar e ao mesmo tempo gargalhar até a barriga doer.

Raquel no tempo livre é uma blogueira anônima que dá conselhos em seu blog sobre amor e o desapego. Prestes a completar 30 anos, ela nutre uma paixão de exatos quinze anos por seu melhor amigo Alan e é na comemoração do aniversário dela que ela decide que irá se declarar a ele. Para a grande decepção dela, ele no mesmo dia acaba anunciando que irá se casar com a irmã caçula do menino (que na verdade cresceu muito) que ela detesta desde a adolescência: Eric. 

Frustrada, ela resolve que precisa enfim esquecer Alan e partir para outra, mas com medo das mudanças que isso pode acarretar em sua vida, ela acaba decidindo optar por uma outra alternativa: irá separar o casal e impedir o casamento. É nesse momento que o leitor fica se remoendo por dentro implorando para a protagonista não fazer isso e aquilo, porque convenhamos, quando foi que isso deu certo? 

Raquel é assessora de uma empresa de eventos e irá ter que organizar um evento para uma empresa de jogos. Mas adivinha quem é um dos donos dela? Justamente Eric. Como o casamento de sua irmã com Alan não lhe agrada já que este detesta Alan desde criança, eles estão dispostos a fazer a noiva cair em si, por isso Raquel e Eric se unem para separar o casal. Com isso, os dois vão se aproximando cada vez mais, relembrando as brincadeiras e desavenças de quando mais jovens e talvez isso faça com que Raquel duvide de seus sentimentos por Alan, coisa que ela não está disposta a fazer.

Apesar do blog se chamar "Super Desapegada", vemos que a Raquel não é tão desapegada assim, ela detesta mudanças, e o desenvolvimento dela em relação a isso na história é completamente perceptível. Raquel vai perceber que mudanças são necessárias até porque a vida é uma constante mudança. Se apegar as coisas nem sempre pode trazer bons resultados e é preciso deixar que novos ares ditem o futuro. Eric é um fofo! Claro que suas brincadeiras de mau gosto são completamente compreensíveis na idade que ele tinha, e Raquel e o leitor pode observar o quanto ele amadureceu. É claro que as personalidades desses dois não fará nada bem a quem está em volta, e por isso o leitor não consegue parar de rir das várias respostas sarcásticas que ambos dão um ao outro.
Fonte: Mundo Sublinhado
O livro tem mil e uma reviravoltas e quando você pensa que tudo vai ficar bem, acontece algo que faz tudo ficar pior. Falando sério, eu adorei o livro! Sem contar que vemos o crescimento de Raquel em cada página como anotado acima. A autora soube criá-la de uma forma que fizesse com que o leitor se sentisse como ela em certos momentos e lutasse para que a moça tivesse enfim seu final feliz. Afinal, quem nunca foi apaixonada pelo melhor amigo que atire a primeira pedra!

O livro não me decepcionou e foi completamente delicioso de ler, e já deixo claro que Jaqueline de Marco virou uma das minhas autoras preferidas, então se você gosta de um bom chick-lit regado a muita diversão e aprendizado, não deixe de conferir este livro.

Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Olá!
    Eu não costumo ler chick lit, e como você disse, a primeira vez que olhei para esse livro não tive vontade de ler, não. Após sua resenha estou ponderando os pontos para adicioná-lo ou não em minha lista de leituras. Fico feliz que você tenha feito uma ótima leitura!
    Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/10/5-motivos-para-ler-o-heroi-improvavel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari. É muito bom que eu tenha me enganado em relação ao livro e por isso me diverti horrores com a leitura.

      Excluir
  2. Realmente, esse parece um daqueles livros que eu passaria reto na livraria haha mas lendo sua resenha, parece ser uma boa leitura, aliás, acho que eu me identificaria bastante com a Raquel porque também odeio mudanças haha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. A Raquel é muito divertida e muito legal, por isso é muito interessante acompanhar ela nessa jornada.

      Excluir
  3. Oiii Mika

    Tá, agora depois dessa resenha ficou impossível não querer ler esse livro. Amo histórias que envolvem amigos/inimigos de infancia se reencontrando e todas essas reviravoltas que vc contou que a trama traz fazem a gente ler um livro sem nem dar conta das paginas passarem. Amei a dica e com certeza estará na minha lista.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Parece que esses enredos são os melhores kkk eu fico muito feliz de ter gostado tanto do livro, por isso eu indico.

      Excluir
  4. Oi Miriã!

    Eu tenho vontade de ler esse livro, como a personagem é blogueira a gente já se identifica né? E adoro um chick-lit! Bom saber que vc curtiu a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Sempre que eu vejo uma personagem assim eu gosto mais porque me sinto representada, e olha que ela faz uns textos muito legais para o blog, então dá para ter uma ideia de como a Raquel escreve.

      Excluir
  5. Oi, Miriã!
    Menina, eu não dava nada por esse livro, mas sua resenha me convenceu a dar uma grande chance a ele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, oi Lu. É difícil se interessar pela capa, mas o livro é maravilhoso!

      Excluir
  6. Nossa, Mika, que bom que você gostou! Fico muito feliz! Adorei demais a resenha, cheia de detalhes, sem contar spoilers. É uma delícia ter retornos assim.
    Parabéns pelo blog! Fica com Deus!
    Jaqueline de Marco
    www.facebook.com/escritorajaquelinedemarco
    www.jaquelinedemarco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaque. É um prazer ter sua visita aqui no blog. Saiba que eu simplesmente amei o seu livro e não vejo a hora de ler outro!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Sim, eu não sou a louca dos signos mas sou a louca dos templates. Talvez você entre aqui e veja o blog todo mudado, mas o Leitora Encantada é apenas uma extensão dos meus pensamentos, que realmente mudam com o piscar dos olhos. Espero que gostem!

Facebook

Instagram

Lendo no momento

Lendo no momento

Autores parceiros

                                            

Seguidores

Blogroll

  • Arquivos

    Link-me


    Life Style

    Tecnologia do Blogger.
     
    Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Logo por: MIKA CAETANO - Design E Programação: Espalhando Bonitezas