As piores leituras de 2016!

20 dezembro 2016
Se pensarmos bem, o ano de 2016 não foi tão ruim. Mas colocando na balança, é impossível não notar todas as tragédias que aconteceram esse ano, e com os livros não foi diferente. Vendo alguns posts na blogsfera, eu vi uma listinha de piores livros do ano, e por isso resolvi fazer a minha. Não acredito que eu tenha classificado os livros por terem tido histórias ruins, mas porque acredito que aquele não era o momento de lê-lo, e a ambientação, narração e os personagens não tenham me impressionado muito. Vamos conhecê-los?

Foto por O Blog da Mari
A Aposta foi meu primeiro contato com a escrita da Vanessa Bosso. Infelizmente achei os personagens principais fracos demais, não consegui sentir nenhuma empatia por eles, além de achar que eles agiam a maior parte do tempo como crianças, e não como adolescentes. Além de ter sentido que a vilã era do tipo de Malhação - que jamais existiria na vida real -, eu ainda achei a escrita de narrador-observador muito cansativa.
Sinopse: Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de Nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de Lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar.
Foto por Acidamente Sensível
Beijos de Vampiro foi uma decepção daquelas! Além da história não trazer nada de novo, a personagem principal não tinha noção da realidade em que vivia. Sendo viciada em vampiros, ela agia como a estranha da cidade, o problema é que ela reclamava disso - de ser tachada por todos como estranha -, mas adorava se sentir diferente daquele "povinho". Deu pra entender? O livro não tem força, não tem impcto algum e não prende o leitor de nenhuma forma.
Sinopse: Novos moradores sempre causam impacto quando chegam a uma cidade pequena. Ainda mais se vão morar em uma velha mansão abandonada, que todos juram ser mal-assombrada. Quem são, ou melhor, o que são eles? Poderiam ser vampiros? Raven, uma garota de 16 anos, louca pelas criaturas das trevas, gostaria muito que isso fosse verdade. E ela gostaria de saber o que poderia acontecer caso o lindíssimo filho dos forasteiros a beijasse. 
Foto por Melina Souza
Lembra de mim? acabou trazendo uma temática diferente da que estava acostumada e eu gostei bastante desse princípio. Mas esse negócio de traição, vida dupla e afins não é comigo e a leitura deixou muito a desejar.
Sinopse: Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.
Foto por Diário da Suki
Meu maior problema com O Beijo de Chocolate foi a narrativa, que me deixava muito confusa por ser cheia de floreios, não ia direto ao assunto e continha palavras em francês. Além disso, o livro como um todo foi cansativo, não teve muitos acontecimentos nem reviravoltas e a demora para o casal se envolver não me agradou muito.
Sinopse: Quem Nunca Sentiu Algo Tão Forte Que Pensou Que Só Poderia Estar Enfeitiçado? Na pequena Île Saint-Louis, no coração da romântica Paris, esconde-se uma casa de chá especial e mágica: La Maison des Sorcières. As tias Aja e Geneviève confiaram em sua jovem sobrinha Magalie para ajudá-las na empreitada de encantar os clientes com doces e bebidas que são literalmente feitiços – em especial, o inexplicável chocolate quente de Magalie. A vida seguia tranquila até que o badalado pâtissier Philippe Lyonnais resolve abrir uma filial de sua loja a poucos metros dali. É então que começa uma batalha mais do que apimentada entre os dois doceiros: Magalie tenta punir (e instigar) Philippe com suas xícaras de chocolate quente, e ele a enlouquece com tentações inéditas e cheias de sabor. Magalie, porém, nunca esteve pronta para sentir algo tão forte e, depois de tanto tempo isolada, ao conhecer Philippe vê que não pode mais fugir de quem é e dos seus desejos. Contudo, ele significa o risco de perder tanta coisa… Tudo aquilo que vale mais que um simples – ainda que absolutamente tentador – macaron. Entre a teimosia e o desejo, o doce e o amargo, descubra as emoções que só a paixão com uma boa dose de cacau e magia pode despertar.
Foto por Meninices da Vida
Quando comprei Para onde ela foi, achei que iria gostar muito do livro, mas infelizmente, Gayle Forman não me impressionou nadinha. Se eu pudesse traduzir o livro inteiro em uma palavra seria chato. Tudo é parado, não tem muitos acontecimentos e a o leitor fica preso nos pensamentos dos personagens o livro todo, sem deixar espaço para nos ambientarmos com os cenários, personagens e etc.
Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Foto por La Oliphant
Achei que por gostar tanto da Rachel Gibson, eu iria amar todos os livros dela, mas infelizmente a mágica com esse não deu certo. Ele tem o mesmo problema que o anterior: é chato, parado e ficamos presos demais nos sentimentos dos personagens. Sem clima para o amor se mostrava um chick-lit, mas de divertido ele não tem nada.
Sinopse: Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido pink não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.

20 comentários:

  1. Olá,

    Dos livros citados só li "Para onde ela foi" e tive uma visão bem diferente da leitura haha Comparando-o com o primeiro livro, achei-o melhor, pois a personagem principal não conseguiu me cativar em momento algum do primeiro, já o Adam tem um jeito todo especial!
    Alguns dessa sua listinha estou bem curiosa para ler!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Acho que quando li Para onde ela foi, eu esperava mais ação, romance e infelizmente eu via somente um cara infeliz que não parava de pensar na ex, por isso não gostei.
      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Miriã, lindo o seu blog...não conhecia. Em falando em piores leituras, tenho que enumerar um monte também rsrs...mas dos livros que você sitou o que eu comecei a ler e não consegui terminar foi o sem clima para o amor. E o beijo de chocolate eu li o primeiro livro da autora e tenho que confessar que não gostei também. Mas...2017 vem ai, e espero que possamos ler livros melhores. rsrs

    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly, seja bem vinda! Eu li O Beijo de Chocolate sem saber que ele tinha um primeiro livro, mas as histórias são tão independentes que eu nem me importei muito, e pela experiência com esse, com certeza passarei longe do outro volume. Infelizmente a Rachel não se saiu bem nesse livro, mas tem outros muito bons dela.

      Excluir
  3. Olá tudo bem?
    Nossa fiquei surpresa com as suas piores leituras, eu queria ler a continuação de se eu ficar mas até agora não consegui comprar e gostei muito do primeiro. Acho que esse post é o primeiro que vejo falando mal do segundo, geralmente eles falam mal do primeiro (apesar de eu ter gostado muito do primeiro) e A Aposta? eu gostei muito também hahaha agora esses outros que você citou eu fiquei com um pé atrás também.
    beijinhos e gostei muito do post.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. Eu não li o primeiro, por isso não sei dizer porque não gostei do segundo, acho que não era a hora de lê-lo. Eu desanimei com A Aposta, e olha que eu tinha gostado muito do começo do livro. Acho que cada um tem uma experiência diferente com os livros.

      Excluir
  4. Olá, Miriã.
    Sério que você não gostou de "Para onde ela foi"? Eu venho querendo comprá-lo desde que acabei de ler "Se eu ficar", mas sempre está em falta no site da Saraiva :/. Fiquei um pouco receosa agora, rs. Eu peguei para ler "Para onde ela foi" em Inglês e estava gostando, mas não curto muito ler em pdf e tal, prefiro o físico... Vou pensar bem antes de comprar, agora.
    Adorei o post e adoro o seu blog, sucesso!
    Beijos,
    Fê.

    Gêmeas de Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu acho melhor você não se ater a minha opinião, já que muita gente gostou do livro haha obrigada pela visita! Beijo

      Excluir
  5. Oi Miriã, tudo bem?

    Não li nenhum deles, mas exclui todos da lista por motivos de: se vc não gostou eu tb não vou gostar rsrsrsrssrrs E esse da Forman então, eu passo longe rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Acho que a gente tem muito em comum kk mas não sei se você teria a mesma opinião, ás vezes a gente discorda haha infelizmente eu não gostei da Gayle, mas muita gente gostou do livro dela.
      Beijo!

      Excluir
  6. Oi, Miriã!!
    Amei a ideia do post!!
    Nossa, li uns livros bem fraquinhos esse ano também!
    Se você tivesse lido A Garota do Calendário, mais precisamente o mês de Fevereiro, certamente incluiria na sua lista rs
    Acho que ele foi minha pior decepção do ano.
    E fiquei intrigada em ver Para onde ela foi nessa lista, eu ainda não li, mas não gostei muito de Se eu ficar, já vi que esse então vai demorar muito para ser lido rs.

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay. Eu não li Se eu Ficar, mas pelo visto quase ninguém gostou haha eu tentei ler o de Janeiro, mas achei tão sem graça que abandonei, ainda quero terminar.
      Beijo

      Excluir
  7. Oi, Miriã.
    Não li nenhum desses que você citou rs.
    Mas já imaginava que Pra Onde Ela Foi tivesse uma temática mais lenta, odeio quando o livro é parado e não te faz entrar na história.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cami. Eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse livro porque percebi que muita gente gostou dele haha mas infelizmente eu achei ele parado demais, meio sem graça até, palavras minhas.

      Excluir
  8. Oi, Miriã!
    Eu li O Que Há de Estranho em Mim da Gayle e não curti muito. Achei que não precisava do bafafá todo que foi.
    Dos outros, eu queria ler O Beijo do Chocolate, mas acho que vou passar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Depois de ter visto tantas críticas desse livro, acho que não leria não. Beijo de Chocolate infelizmente não me agradou :c

      Excluir
  9. Oi Miriā
    Dos livros citados acima só li A Aposta e gostei, inclusive da narrativa, mas eu gosto muito desta autora, de toda forma é um livro bem adolescente. Sempre tive vontade de ler O Beijo de Chocolate, mas agora me desanimei um pouco. Os outros já não estavam mesmo na minha lista de desejados.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi. Eu gosto da Vanessa, mas esse livro foi uma grande decepção para mim. Talvez você goste de O Beijo de Chocolate, mas eu não gostei da narrativa.
      Beijo

      Excluir
  10. Olá flor, tudo bem?
    Nossa, e eu pensando que " A aposta" era bom, ainda bem que não li. Também não gostei de " Para onde ela foi", achei um pouco chatinho.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther. Eu não sei se é realmente bom, só sei que a leitura não funcionou para mim. Para onde ela foi infelizmente foi decepcionante haha mas muita gente gostou.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤