Agora e para sempre, Lara Jean - Jenny Han | Resenha

26 maio 2017
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Jovem adulto, romance | 304 páginas | Editora Intrínseca | Esta resenha pode ter spoiler dos livros anteriores

Depois de ter suas cartas enviadas a todos seus destinatários e isso ter aproximado de vez Peter e Lara Jean, ela está mais feliz do que nunca. A formatura e o baile do último ano estão chegando, assim como a resposta da Universidade da Virgínia, e com certeza, ela será aceita. Quando enfim descobrir que passou, ela poderá estudar a somente 15 minutos de casa com quase todos os seus amigos e o melhor: Peter também vai para lá jogar lacrosse.

Lara Jean não pode acreditar em tamanha felicidade. Tudo está radiante e todas as festividades do último ano lhe dão um sentimento de nostalgia, como será estranho deixar tudo isso para trás e finalmente crescer. Porém, uma notícia inesperada fará com que todos seus planos para um futuro perto de casa e ao lado de Peter sejam adiados: ela não foi aceita na UVA. E agora? Como contornar uma situação que já era certa em sua vida?
Foto por Leitora Encantada
MINHA OPINIÃO
Sou completamente apaixonada pela Jenny Han depois que conheci Para todos os garotos que já amei, e assim que lançou o livro, em um ato de impulso, resolvi comprar o último livro que completa esse ciclo na vida de Lara Jean. 

Após os acontecimentos e a breve separação que resultou do segundo livro da série, Lara Jean e Peter estão melhores do que nunca e estão fazendo vários planos para o futuro. Já faz um ano que estão namorando mas parece que foram feitos para a vida toda. Ele já foi aceito na UVA e ela está louca para saber as notícias de quem passou. É certeza que ela passará, até porque seu rendimento acadêmico melhorou muito e até Margot, sua irmã mais velha, foi aceita com poucas notas acima da sua. O que ela não esperava é que esse sonho não se concretizaria. Nem na fila de espera ela entrou! E agora, como contar a Peter e a sua família que ela não foi boa o suficiente para ser aceita?
Foto por Leitora Encantada
Em meio a essa decepção, o pai das meninas resolve se casar com a vizinha Sra. Rothschild e o clima da casa até melhora, até Margot chegar e achar tudo completamente estranho. As mudanças são difíceis para ela já que ela não pode estar em casa para absorver tudo (já que está estudando na Escócia). Assim, Lara Jean tenta pensar em seus últimos momentos ao lado de seu namorado perfeito e pensar em outras universidades as quais poderia ir. Mudar-se para longe nunca foi sua intenção, mas esse sentimento de descobrir o novo tem lhe dado uma nova perspectiva. Porém, como nem tudo é maravilhoso, Peter acha que cada vez mais está perdendo a menina, e ela precisa tomar uma grande decisão.

Todos os livros dessa franquia seguem a mesma linha: um enredo simples e com poucos acontecimentos. Porém, como são narrados por uma menina tão meiga, é impossível não ficar desesperado para saber mais sobre sua família e seus amigos. Lara me conquistou desde o começo do livro, mas se ela não fosse tão fofa, juro que seria um protagonista muito sem graça. Ela é muito serena, quieta na dela e personagens assim me irritam, mas como é Lara Jean, nada nela consegue ser chato.

O Peter nem se fala. Ele é meu crush para a vida inteira! Gente, é o cara mais lindo, fofo e perfeito do mundo. Os dois como casal são completamente diferentes, mas o relacionamento deles dá tão certo que senti muita inveja. A cumplicidade dos dois é tangível. Eles não precisam ficar fazendo sexo 24h que nem outros casais por aí para sentir que pertencem um ao outro, por isso, foi o casal que mais shippei na minha ~larga~ vida.
Foto por Leitora Encantada
A família da Jean também não tem do que reclamar. Margot, Kitty e o pai delas são uns amores, principalmente o pai, que sempre a apoia em tudo. Eu adoro a Kitty porque ela é totalmente diferente da Lara - enquanto uma é toda calma, a outra vive dando respostas irônicas e engraçadas -. Kitty é com certeza, um dos melhores personagens coadjuvantes da história, fora que ela me lembra muito minha irmã pela sua personalidade.
Foto por Leitora Encantada
Consegui visualizar muito das mudanças que a Lara estava sofrendo em sua vida. Quando eu me formei no ensino médio, não senti nem metade dos sentimentos que ela sentiu ao deixar essa fase para trás. As inseguranças chegam e o que fazer do seu futuro se torna a pergunta principal. O fato é que Lara Jean representa muitas meninas adolescentes que estão passando pelas mesmas coisas, e é legal ver o quanto a autora conseguiu representar isso bem.
Foto por Leitora Encantada
Eu confesso que chorei no final, porque sei que seria a última vez que ficaria apaixonada por personagens tão acolhedores. Senti que faltou um epílogo para fechar tudo com chave de ouro, mas também entendo que a autora quer nos deixar imaginar tudo de bom que possa ter acontecido na vida da Lara. Eu me despeço dessa trilogia com água nos olhos e muito amor para falar sobre ela depois. É um livro adolescente mas dedicado a todas as faixas etárias, com enormes aprendizados para dar. Amei tudo e estou completamente satisfeita pelo trabalho da Jenny Han nessa obra.

24 comentários:

  1. Oi Miriã! Confesso que essa série nunca tinha me chamado atenção, mas comecei a ver várias resenhas e uma publicidade pesada na divulgação desse último livro fiquei com muita vontade de ler o livro!

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia. Essa trilogia é bem conhecida, a autora mesmo terminou a história no segundo, mas ela fez o terceiro para os leitores. Se você ler, entenderá porque muita gente ama essa mulher e seus personagens, adoro eles, são fofos e muito cativantes.

      Excluir
  2. Oi, Mika!

    Estou louca para ler este livro. Toda semana que coloco ele no carrinho de comprar e acabo deixando para depois. Estou me coçando para comprar logo. |D Já li os dois primeiro e adorei; gostei mais do primeiro que do segundo, e torço para que o terceiro seja melhor ainda que os anteriores. Acho que vou acabar comprando este livro até o fim da próxima semana. Não vou aguentar esperar tento para ler.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Eu comprei num impulso mesmo, porque senão eu ainda estaria babando pelo livro. Eu confesso que de todos, o segundo sempre será meu favorito, mas eu amo essa trilogia e peguei um carinho muito especial pelos personagens. Espero que leia e se apaixone mais ainda.

      Excluir
  3. Oi Miriã, tudo bom?
    Eu terminei de ler recentemente e já tô sentindo uma saudade imensa de todos esses personagens. Principalmente da querida Lara Jean :')
    Achei o final muito fofo e emocionante e pertinente à jornada dela. Vai fazer muita falta!
    Adorei a resenha, suas fotos ficaram lindas *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Também sentirei muita falta dela, é um personagem muito fofa D: vou sentir muita saudade.

      Excluir
  4. Olá!!!
    Tenho muuuuita vontade de ler algo da Jenny Han, e preciso parar de procrastinar e ir logo comprar o primeiro livro né? haha

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara. Encontrei a Jenny Han por acaso em um outro blog e agora amo essa trilogia! Ela é maravilhosa e eu mais que indico.

      Excluir
  5. Hey, Mi!
    Meu sem orrr, não posso nem me imaginar, lendo o final dessa trilogia linda. Sério, não sei como lidar com isso!
    E agora com sua resenha, a certeza de que tenho que ler logo, mas de que vou sofrer muito só aumentou. Como assim ela não passou? Não consigo imaginar o que a Jenny resolveu aprontar nesse terceiro. Estou curiosa também para saber um pouco mais sobre a nova esposa do pai da Lara e o destino de Margot. Como eu amo essas duas!
    Sua resenha já me emocionou, imagina quando eu estiver lendo... Justo eu, que sou chorona.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anya. Também achei louco a autora aprontar isso mas garanto que coisas melhores serão feitas para suprir esse deslize da Jenny kkk chorei muito quando me despedi desse história, vou sentir muita saudades c3

      Excluir
  6. AMIIIGGGAAAA ♥
    AMEI A RESENHA E AS FOTOS FICARAM LINDAS.
    Essa é a primeira resenha que leio do livro e fiquei encantada em relembrar dos personagens. Sei que não faz muito tempo (dramática), mais eu já li tantos livros, que me esqueci do Peter e da Kit. Amei as fotos e espero ler em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Eu guardo esse casal no meu coração porque são tão perfeitinhos, que nem tem como não shippar kkk eu amei essa conclusão e super indico!

      Excluir
  7. Posso confessar? Li a resenha meio por cima porque ainda não li o primeiro livro e tava com medo de levar spoiler HAHA. Mas enfim, sou louca pra ler essa série, a sinopse dos livros me chama muita atenção e eu amo as capas também, sem contar que só vejo elogios, e vendo que a conclusão ganhou 5 estrelas na resenha eu só fico com mais vontade ainda de ler essa história!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. É uma trilogia que faz muito sucesso porque ela é a definição de fofura! Espero que dê uma chance e se deixe cativar.

      Excluir
  8. Oi, Mi

    Eu não tenho interesse na trilogia, por isso li a resenha mesmo com o aviso de spoiler! Hahaha
    Tadinha, que pena que ela nem ficou na lista de espera. Deve ter sido uma tremenda frustração!
    Sei como é se emocionar com o último livro de uma história que acompanhamos com todo carinho, mas vai que ela resolve escrever mais livros sobre esses personagens? Hj em dia nem duvido mais de nada, esses autores não desapegam! Hahahahahaha


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires. Eu também estou nessa de achar que pode escrever outra, mas realmente espero que isso não aconteça, isso estraga muito os livros anteriores ne kkk

      Excluir
  9. Oi Miriã,
    Eu não li a resenha com medo dos spoilers dados. Afinal, é uma série que está na minha lista.
    Acho o enerdo, capa, título... Tão sensíveis que preciso conferir as obras.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê. Eu acho que definiria a trilogia como sensível também, porque tudo é bem simples mesmo assim muito cativante, você ama tudo!

      Excluir
  10. Oi Miriã, tudo bem?
    Amei a resenha desse livro,
    pelo visto a continuação do livro dela foi muito bem feita,
    as fotos estão lindas, e a capa desse livro é uma graça.
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talyta. Obrigada pelo carinho. Eu amei essa capa, muito delicada e completamente linda *-*

      Excluir
  11. Sempre achei as capas desses livros uma lindeza só, mas nunca cheguei a ler os dois primeiros. Tenho sim uma curiosidade, mas nunca tinha lido nenhuma resenha que conseguisse me convencer de que tenho que ler logo, até agora, hehe. Sério, você me convenceu de que eu preciso ler esses livros pra ontem e agora não vejo a hora de começar ^^
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa. Esse é um dos livros mais fofos e simples que li. Não tem vilão na história, apenas os relatos de uma adolescente que está sofrendo constantemente mudanças, e caramba, a Jenny usa uma maneira tão fofa de escrever e mostrar isso que é impossível não querer ler.

      Excluir
  12. quero muito ler esta trilogia em algum momento, espero gostar. As capas são maravilhosas <3.
    parabéns pelo blog lindo Miriã, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana. Obrigada pelo elogio.
      A trilogia é linda, você precisa ler e se deixar cativar pela escrita da autora.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤