Primeiras impressões: Pátria Chamada Amor - Márcia Rubim

10 junho 2017

Oi gente, como vão? Esse mês recebi gentilmente os cinco primeiros capítulos do livro Pátria chamada amor da autora Márcia Rubim e vim lhes contar as primeiras impressões que eu tive sobre a obra.

Sinopse: A grande obstinação do capitão Christiano Vicenzo é chegar ao topo máximo da carreira, ou seja, ao generalato do Exército. Para alcançar a sua meta, precisa manter uma vida pessoal e profissional irretocável.
Tudo começa a mudar quando ele serve em Niterói e conhece Nina, uma jovem com problemas sociais que ultrapassam – e muito – o que ele idealiza como protótipo de par perfeito. Fascinado pela garota, o militar decide arriscar no relacionamento, mas não imagina que, ao ser convocado para integrar a Missão de Paz no Haiti (MINUSTAH), terá sua história ao lado de Nina tragicamente desviada.
Inconformado com os caminhos que o destino escreveu para si, Christiano vai descobrir com o tempo que a maior batalha na reconquista do amor perdido talvez seja enfrentar as mágoas do passado e que a felicidade não segue regulamentos.
Um romance sensível e resistente ao tempo, que mostra que até mesmo para servir com dignidade à pátria é preciso que a pessoa por trás da farda esteja em paz com o coração.

MINHAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A história relata a vida de Christiano Vicenzo, um capitão do exército brasileiro que trabalha em Niterói, na cidade maravilhosa. Vicenzo é um bom rapaz e ótimo amigo, mas a perda de uma pessoa importante há alguns anos atrás fez ele desejar que seus amigos parassem de chamá-lo para sair, afinal, ele ainda não superou a morte dessa pessoa e se sente culpado por tal coisa. Em um dia atípico onde ele resolve aceitar a oferta de sair com os amigos, Vincenzo acaba conhecendo Nina, uma moça linda e que mora na mesma cidade que ele.

Nina é uma mulher estudiosa e sofrida. A vida tem cobrado um alto preço para que ela consiga alcançar seus sonhos, mas somente naquele dia, ela iria deixar os estudos e as preocupações de lado e se divertir. O que ela não esperava é que suas roupas e sua beleza iriam atrair olhares de muitos homens, inclusive os do Christiano. Por conta de um mal entendido, Vincenzo acredita que nina é uma prostituta e a ofende seriamente ao externar seus pensamentos para a moça. O que começou com uma briga acaba se tornando atração, mas será que os dois poderiam ficar juntos em meio a tanto caos na vida de nina?

O que vocês precisam saber sobre a obra antes de tudo é que ela é muito bem escrita. Amei a forma como a autora Márcia conduziu a história, além de descrever os pontos turísticos e até mesmo cotidianos do Rio, o que salientou cada vez mais a narrativa. Como o personagem Christiano é do exército, a narrativa tem várias expressões e jargões usados por aqueles que servem as forças armadas. A preocupação da autora em colocar esses termos no texto deixou claro o quanto ela queria que nós nos ambientássemos com os personagens e nos sentíssemos mais "parecidos com eles".

Nina também foi uma personagem que gostei, já que ela representa boa parte de jovens garotas que precisam sustentar a casa sozinha se matando de trabalhar, além de ter que lidar com uma família desestruturada. A força e a garra dela foram notáveis, mas era óbvio o quanto Nina estava cansada de ser a provedora da tudo, um fardo que nenhuma garota de 22 anos deveria suportar sozinha.

E é daí que o casal nasce. Christiano percebe essa fragilidade em nina e resolve que será o suporte que ela precisa. Meu único problema com o envolvimento dos dois foi a facilidade com que ambos acabaram namorando. Não é um instalove, até porque muitos relacionamentos só começam por conta da atração hoje em dia, mas foi a maneira como Nina se deixou levar tão fácil por quem ela estava seriamente querendo distância. Acho que queria ver mais um pouco de amizade entre eles antes de ver um envolvimento amoroso.

Como disse acima, a narrativa da autora é maravilhosa. Adorei a forma como ela nos apresentou os personagens, alternando os capítulos nos pontos de vista entre Nina e Vincenzo. O romance tem tudo para dar certo e espero que a autora consiga conduzir toda a obra da mesma maneira como fez nesses primeiros capítulos. Estou ansiosa para saber como essa história termina e mais ainda para saber o que a autora preparou para os leitores.
Nota: 4/5


Sobre a autora:
Márcia Rubim aprendeu a amar os livros desde cedo com o pai, um professor de matemática que possuía uma biblioteca com cerca de 7 mil exemplares. É odontóloga e pós-graduada em odontogeriatria por formação, mas a veia artística nunca a abandonou. Adora cantar no chuveiro e fez cursos de desenhos e design de joias,
Apaixonada por romances e literatura sobrenatural, estreou como escritora em 2012, ao publicar o primeiro livro da série de mesmo título, Adeus à Humanidade, e com ele recebeu o prêmio Destaque Literário 2012, por voto público. Posteriormente lançou as sequências, Quando a Humanidade Prevalece, O Despertar da Espécie e Renascer Para a Eternidade.
É uma das idealizadoras do projeto Entre linhas e letras, que tem por objetivo estimular nos jovens estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país a paixão pela leitura.
Márcia mora em Niterói com a família e seu cachorrinho herói.
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Oi Mi! Eu só estou vendo críticas positivas dessa autora, estou bem curiosa com a trama e acho que vou curtir a Nina!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Eu acho que é bem aqueles romances que a gente adora, você vai gostar!

      Excluir
  2. Oi flor, tudo bom?
    Eu vi muitas propagandas sobre esse livro e tô bem curiosa pra conferir. Adoro a escrita da Márcia. E personagens apaixonantes: tô dentro.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela e eu amei! Tô louca para ler o resto do livro.

      Excluir
  3. Oi, Mi!
    Onde eu vou estão falando desse livro. Já estou achando que é sinal para eu começar a ler logo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza. Eu adorei o comecinho do livro e já quero conferir o resto, então acho que é um incentivo sim para você ler a obra.

      Excluir
  4. Oi Miriã! Achei a história do livro bem original, parecer ser o tipo de livro que te marca...

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia. Tenho certeza que a autora está com grandes ensinamentos na obra.

      Excluir
  5. Gente, essas primeiras impressões estão em todo lugar, a divulgação tá boa! Hahaha
    Eu achei a trama interessante a princípio, mas preciso de uma visão mais geral para saber se me interessarei ou não. Então fico no aguardo da resenha completa! \o/

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires. É verdade que não dá pra perceber muita coisa na trama além do talento da autora para escrever, mas espero poder ler e te convencer a ler o livro.

      Excluir
  6. Oi Miriã sua linda, tudo bem?
    Dá gosto quando pegamos um texto bem trabalho em que é visível a preocupação da autora em pesquisar para tornar a trama o mais real possível. Não é fácil ser a única a sustentar uma casa e às vezes, os demais se aproveitam disso, não sei se a autora trabalhará a questão. Parece ser um livro muito bom. Vu aguardar sua resenha completa. Suas primeiras impressões ficaram ótimas!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Senti exatamente isso com a leitura e espero poder realmente gostar da história do final.
      Beijo.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Sim, eu não sou a louca dos signos mas sou a louca dos templates. Talvez você entre aqui e veja o blog todo mudado, mas o Leitora Encantada é apenas uma extensão dos meus pensamentos, que realmente mudam com o piscar dos olhos. Espero que gostem!

Facebook

Instagram

Lendo no momento

Lendo no momento

Autores parceiros

                                            

Seguidores

Blogroll

  • Arquivos

    Link-me


    Life Style

    Tecnologia do Blogger.
     
    Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Logo por: MIKA CAETANO - Design E Programação: Espalhando Bonitezas