Calafrio (Série Os lobos de Mercy Falls #1) - Maggie Stiefvater

04 agosto 2017
Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas - uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.
Romance, fantasia, ficção | 344 páginas | Editora Agir Now | Nota: 5/5

Quando tinha 11 anos, Grace foi atacada por lobos que vivem no bosque atrás de sua casa e acabou sendo mordida. Antes que eles pudessem fazer o pior, ela foi salva por um deles, um lobo de grandes olhos amarelos. Depois de seis anos do ocorrido, Grace sempre espera o inverno ansiosamente, porque assim ela sabe que seu lobo estará mais próximo dela.

O lobo na verdade é Sam, ele foi transformado ainda pequeno e sempre que o verão se aproxima, pode se transformar de volta em humano. Desde muito sempre ele observa Grace e sonha com o dia que poderá se apresentar a ela, mas sabe que não pode confiar seus segredos a mais ninguém além dos lobos da alcateia já que eles poderiam correr riscos se soubessem que são metade humanos.

Jake, um dos garotos da escola de Grace, foi encontrado morto e tudo leva a crer que ele foi atacado por lobos. A cidade inteira quer que esses animais sejam responsabilizados e planejam uma caçada no bosque, mas Sam, que acaba levando um tiro, se transforma em sua forma humana na frente da casa de Grace, e assim, os dois se vem juntos pela primeira vez.
Foto por A Louca da Leitura
Sam não sabe porque se transformou em humano numa temperatura tão fria e Grace não pode acreditar que seu lobo, é na verdade um lindo garoto magrelo de cabelos pretos. Os dois então se aproximam cada vez mais, fazendo brotar um sentimento de amor. Mas Jake acabou se transformando em lobo e está colocando em riscos todos os outros, já que insiste em aparecer em sua forma humana para Isabel, sua irmã, e Olívia, uma das amigas de Grace.

Sam precisa encontrar os outros lobos da alcateia para que consigam ajudar Jake ao mesmo tempo que tenta se aquecer para que não se transforme em lobo, pois sabe que será sua última vez como humano. Aproveitar os poucos momentos com Grace são vitais e qualquer deslize, pode fazer com que eles se separem para sempre de vez.

MINHA OPINIÃO


Foi meu primeiro contato com a escrita da Maggie Stiefvater, a tão aclamada autora de Os Garotos Corvos, que por sinal quero muito ler. Calafrio estava há anos na minha lista de leituras mas somente esses dias resolvi tomar vergonha na cara e ler, e não é que adorei?

No começo achei a Grace muito sem graça - sem sal, a lá Kristen Stwart -. Não havia absolutamente nada nela que fazia-a parecer interessante, mas assim que ela conhece o Sam humano, as coisas começam a ficar melhores para ela, e obviamente para o leitor, já que o personagem traz uma corzinha de vida e adrenalina a tão sem graça protagonista.

Sam é um carinha muito legal, mesmo sendo lobo. O que eu gostei nesta obra é que não há explicação para que ele se transforme em lobo, simplesmente ele foi mordido e se tornou metade de um. Esse negócio de se transformar em inverno e verão também foi uma ótima jogada da autora, já que ficamos aflitos quando Sam tem que passar por temperaturas baixíssimas e tentar não se transformar.
Foto por No mundo dos livros
A grande questão do livro é: será que o casal conseguirá ficar junto, mesmo sabendo que será o último verão de Sam? e, por que diabos Grace não virou lobo quando foi atacada por eles? Assim, Maggie vai trazendo lentamente sua escrita para o coração do leitor, deixando-nos nos apegar ao casal principal ao mesmo tempo que torce para que ambos consigam achar uma solução e que o verdadeiro amor reine.

Os personagens foram muito bem desenvolvidos. Sam não é nenhum super herói, pelo contrário, ele tem várias falhas como humano e como lobo, assim como Grace, que mesmo deixando de ser sem graça, não se tornou uma personagem super corajosa da noite para o dia. O fato é que o amor de ambos vai moldando suas personalidades, assim eles se vêm mais confiantes e mais perceptivos em olhar a força que eles tem juntos.

Os pais da Grace são daqueles desleixados, que não se preocupam em nenhum momento com a filha, ao mesmo tempo que fazem com que a própria filha cuide deles, quando deveriam ser o contrário. São pais negligentes, que me irritaram muito no enredo e que pelo visto, farão muito mais no segundo volume da trilogia. Alguns personagens como Beck, um dos lobos da alcateia e considerado como um pai para Sam e Isabel terão um maior destaque, até mesma essa última que nas primeiras 150 páginas não parece ser nada demais, termina a obra sendo uma das próximas protagonistas dos outros volumes.

Calafrio é um livro de fantasia mas sinceramente, não me deu calafrio nenhum se esse fosse o intuito. O livro gira em torno de um romance adolescente impossível de acontecer, mas confesso que é bem melhor que Crepúsculo, até porque a criação dos personagens e a narrativa da autora são maravilhosas, o que deixa o leitor ávido por mais. Então se você espera mais de ação, suspense, acho melhor você esquecer um pouquinho disso e embarcar mais no romance e na ficção. E é claro que  a obra terminou com um final de arrasar, o que me faz querer correndo ler o segundo volume. É um livro muito fácil de ler, super indicado aqueles que gostam do gênero.

Trilogia Os lobos de Mercy Falls

10 comentários:

  1. Oi, Mi!
    Se fosse na época que eu estava na vibe de Crepúsculo, eu até daria uma chance.. Tanto que nessa época eu queria ler. Mas por agora, não tenho muita vontade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza. Acho que essas histórias são de épocas mesmo, a gente tem horas que quer e outras não. Eu acabei gostando, quem sabe você goste.

      Excluir
  2. Oi Mi, eu achei a capa linda demais! E morri de rir com a comparação com a Kristen Stwart hahahahaha Mas eu confesso que adoro Crepúsculo e se esse é melhor então com certeza vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Eu gostei porque não tem aquela coisa de vampiros, triângulos amorosos e etc, mas é um romance bem fofo. Adorei!

      Excluir
  3. Oi Miriã!
    Meu Deus, que apaixonante tudo isso! Amei muito sua resenha e já fiquei apaixonada por este livro, pelos personagens, por tudo! Parece ser tão mágico <3
    Eu adoro esses romances cheios de contratempos e que parecem impossíveis de dar certo, então acho que vou amar muito esta história. Mal posso esperar para conhecer!
    Beijos

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. Quando comecei a ler achei que fosse ser bem chato, mas me surpreendi positivamente com a obra. Adorei!

      Excluir
  4. Oi Mi,
    Adorei a dica, não conhecia os livros, mas gosto de lobos desde que li o primeiro Game of Thrones, rs.
    Aliás, e essas capas estão lindas, né? Vou querer comprá-las!
    HAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale. Ah, eu também gosto de lobos porque acho eles lindos <3 e essas capas tão realmente lindas.

      Excluir
  5. Oiii Miriã

    Com certeza é bem melhor que Crepúsculo, pelo menos ao meu ver. É o tipo de livro que começa devagar mas a escrita da autora aos poucos vai envolvendo a gente e nos fazendo torcer pelos personagens, especialmente Sam.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Acho que a autora conseguiu mostrar a que veio nesse primeiro volume e fará melhor nos próximos.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤