Logo



Posts Recentes

Meu "muito obrigada" aos autores nacionais

24 agosto 2017

Há alguns anos atrás era comum em pesquisas vermos o número pequeno de brasileiros que liam por ano. Ás vezes esse número não chegava a um, ou seja, as pessoas não tinham o hábito algum de ler livros. E isso pra mim sempre foi muito estranho já que quando mais nova, eu não conseguia entender como as pessoas não gostassem de leitura, afinal, sempre achei algo prazeroso, que eu conseguia facilmente fazer. Mas a questão é que nem todos pensam igual a mim e sempre encontraremos pessoas que simplesmente desprezam o ato de ler.

E muitas daquelas também que gostavam de tal coisa, somente liam livros internacionais, ou seja, zero credibilidade a literatura nacional. Vi no Twitter algumas pessoas criticarem essa distinção entre os livros nacionais e estrangeiros e na real, pra mim tanto faz, livro é livro, sendo bom, não me importo se foi escrito na China ou no subúrbio do Rio de Janeiro.

Mas mesmo que a literatura brasileira nunca tenha sido muito bem explorada, hoje eu estava analisando o tanto de obras nacionais que li esse ano e o trabalho magnífico desses autores para nos trazer histórias originais, que fujam do óbvio e que ao mesmo tempo agradem o leitor. É difícil! Ninguém disse que vida de escritor seria fácil,  mas a gente vê cada vez mais um autor nacional se empenhando para que seu trabalho seja reconhecido e isso é lindo, me enche de tanto orgulho e admiração que foi impossível não vir aqui e lhes agradecer.
O que nos leva a outra temática: o fato do mercado editorial ser muito fechado a autores nacionais. Quantas editoras brasileiras resolvem publicar livros nacionais em massa? Raramente vemos isso. O autor que quer ver seu trabalho publicado, precisa recorrer a plataformas digitais (graças a Deus o Kindle por isso) para que consigam ter um vislumbre de seu trabalho sendo apreciado ou recorrem a tal publicação independente, que também não é nada fácil. E isso me entristece muito porque tem tanto trabalho bom aí que precisa sim ser divulgado, ser mais conhecido, e infelizmente as editoras não enxergam esse tal potencial.

Mas eu não vim aqui para falar desse problema, isso é matéria para outro post, vim aqui para agradecer ao fantástico trabalho que esses autores vêm fazendo, trazendo cada vez mais conteúdo a nossa literatura que infelizmente não agrada aos olhos de muitos brasileiros por aí. Não sabem o quanto estou orgulhosa de saber que vocês querem realmente fazer  a diferença na vida dos leitores e se tudo der certo, captar novos leitores.

O trabalho de vocês apesar de ser difícil é lindo, porque apesar de todas as barreiras, vocês tentam fazer o melhor que podem com o sonho que tem de escrever. E aqui vai o meu apelo: não parem, continuem! Mesmo que seja difícil e ás vezes não traga retorno algum, a gratificação pessoal é bem melhor do que a financeira. E vocês fazem uma leitora aqui muito feliz. Meu mais sincero obrigado!

14 comentários • DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO TAMBÉM

  1. OOi Miriãn adorei o texto. Hoje em dia devemos agradecer a eles, por nos mostrarem um novo mundo em suas literaturas.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia. Temos que realmente reconhecer que o trabalho desses autores é importante demais para a nossa cultura.

      Excluir
  2. Texto incrível que deveria ser lido por todos os brasileiros que não valorizam sua cultura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha. Obrigada!
      Menina, toda hora confundo o seu nome com Joana :x que vergonha ;-;

      Excluir
  3. Oi Mi, temos que enaltecer mesmo! Mas acho que com a crise o dollar ficou tão em alta que vi muita editora preferindo publicar nacionais e economizar hehhee só espero que depois da crise isso continue mais e mais e ainda aumente, porque ainda é pouco rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Acho que só assim pras editoras resolverem lançar mais livros daqui né? A cultura do Brasil já não é nada valorizada, é uma pena ver que as editoras também não fazem muito pra mudar isso.

      Excluir
  4. Oi Miriã, lindo texto <3
    Obrigada mesmo autores nacionais, vcs estão fazendo a diferença! *-*
    Pra mim tbm é assim sabe, tanto faz, livro é livro e o que importa é que seja bom XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Tem que fazer homenagem mesmo, né? Eles merecem todo o nosso apoio e carinho pelo trabalho maravilhoso que fazem.

      Excluir
  5. Oi, Mi.
    Que texto maravilhoso. Realmente temos uma longa caminhada pela frente, mas confesso que meu coração chega a sorrir por dentro quando vejo que alguém está lendo um nacional.
    Ano passado e esse ano li bastante nacionais e não consigo me lembrar de algum que não tenha gostado.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. Acho que ainda precisamos divulgar mais para outras pessoas o trabalho desses autores nacionais, como disse no texto, tem muito livro bom que precisa ser melhor conhecido, eu adoraria que as pessoas pudessem conhcê-los.

      Excluir
  6. Eu como não leio muito então fica difícil opinar mais sei que muitos blogues de literatura estão fazendo resenha se autores nacionais...eu acho que muitas pessoas não dão a mínimas para os autores e preferem os gringos mais por achar ser mais interessante e não é bom por aí..todos tem que ter oportunidades. O Brasil tem excelentes profissionais no caso autores é só conferir o trabalho.

    Beijinhosss ;*
    💻 Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela. Os blogs tem muito a contribuir na divulgação desse trabalho e eu sempre agradeço a cada um dos autores que confiam no LE para fazer isso.

      Excluir
  7. Olá
    A maior parte de minhas leituras a uns quatro anos é de autores nacionais e adoro isso. Venho me encantando com nossa literatura contemporânea e me entristece ver que esses autores não tem o reconhecimento e nem a divulgação merecidas. Eu tento sempre divulgar o trabalho de autores nacionais. Acho que é o mínimo que podemos fazer pra que eles alcancem cada vez mais leitores.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary. Acho que é vital que os blogueiros literários ajudem na divulgação de seus livros já que muita gente pode conhecer melhor suas obras através de nós.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤