Coisas que não entendo no gênero erótico

19 outubro 2017

O gênero erótico é por muitos amado e odiado por todos. Sempre que visito alguns blogs, percebo que algumas pessoas em questão detestam fielmente o gênero e não tiro-lhes a razão. Depois que bombou Cinquenta tons de cinza, parece que o gênero caiu em uma constante de clichês, e poucas vezes os autores acrescentam algo diferente a narrativa. Particularmente eu não me importo porque gosto bastante do gênero, apesar do excesso de informações nas cenas quentes me soarem muito cansativas. 

Por isso, eu resolvi juntar o útil ao agradável e adicionar aqui três coisas que não entendo muito bem no gênero, e menos ainda porque que inconstáveis autores ainda resolvem bater na mesma tecla, apelando assim um STOP em diversas situações, porque convenhamos, isso cansa muito e erótico infelizmente ainda é o gênero mais fácil de cansar na literatura.


1. Aquela chata obsessão que o autor tem para avisar-nos que o personagem não tem uma DST


É muito comum, e quando digo comum, quero dizer que 99,9% dos livros eróticos tem é aquela famosa frase "Eu sempre vou ao médico e não tenho nada" que os personagens soltam antes de transar sem camisinha. Isso é importante? Acredito que sim, se não fossem os autores não perderiam tempo escrevendo isso, mas na minha mente isso soa muito forçado demais. Por que? Deve ser porque metade da população mundial mal se preocupa com doenças sexualmente transmissíveis e sim em não engravidar. Você pode achar que é exagero meu, mas faça uma pesquisa e você verá que a verdade é essa. As pessoas preferem pegar uma sífilis do que ter um bebê.

TA, E POR QUE EU ACHO QUE ESSA FRASE SOA FINGIDA E BATIDA? Porque a maioria das pessoas não vão ao médico saber se tem uma doença ou não "milagrosamente" antes de fazer sexo e muito raramente você vai ver um parceiro seu dizer algo sobre doenças e sexo na mesma frase. É como se o autor quisesse afirmar que seu personagem não tem problema algum em não usar camisinha já que ele é livre de quaisquer problemas, o que na verdade, o leitor não tá nem aí. Porque incrivelmente o casal acaba engravidando depois dessa bendita frase. Então meus queridos, eu ainda acho que seja importante falar isso nos livros, até porque a mensagem é "NÃO FAÇA SEXO SEM CAMISINHA DE JEITO NENHUM OU VOCÊ PODE MORRER", mas eu acho muito chato, e pior, fico com a impressão que todos os livros eróticos precisam ter essa questão especificada porque é muito raro você ver um que não aborde isso quando os personagens resolvem ir com tudo sem proteção. 

2. Atração instantânea serve, instalove não

Todo mundo detesta amor a primeira vista em livros, porque soa muito forçado e totalmente fora da realidade. É impossível você acreditar que alguém se apaixonou por outro sem nem ao menos conhecê-la direito. E infelizmente o erótico sempre cai no nosso conceito por causa disso. O gênero mexe muito com temas como atração e desejo, e é normal já que todo ser humano sente isso, o problema é que muitos autores pecam ao acrescentar um amor instantâneo onde não existe uma base pra isso ainda. O negócio é que a gente quer envolvimento, desenvolvimento e principalmente convivência entre os personagens. Por isso fazer a mocinha transar no primeiro encontro com o cara, pode, o que não pode é dizer "Eu te amo" sem nem ao menos saber de que sorvete ele gosta.

3. Estereotipar o galã como um animal-selvagem-louco-por-sexo

Outra coisa que ninguém gosta é o excesso de cenas eróticas no livro, porque mesmo que o gênero apele pra isso, a gente se cansa do mesmo tópico, e se tem uma coisa que não consigo entender é esse negócio dos personagens fazerem sexo 3x ao dia, 21x por semana como se isso fosse uma coisa muito normal. Quem consegue fazer tanto sexo assim minha gente? Nem ator pornô consegue desempenhar tal papel, então não me venham com esse negócio de ficar fazendo o personagem ser um Deus do Sexo por isso não rola.

E aí, o que vocês não conseguem entender nos livros eróticos? Gente, todas as opiniões acima são de total caráter meu, então se vocês não concordam com minha opinião, fiquem a vontade para discordar :) 

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Oi Miriã!
    Sou uma leitora um tanto eclética e costumo ler muitos livros eróticos. Confesso que hoje temos que saber selecionar esse gênero de leitura porque muitas se tornam cansativas até por baterem muito com alguns dos itens que você citou, mas também porque banalizam muito o relacionamento, a forma como é conduzido todo esse envolvimento.
    Precisa haver conteúdo, algo mais que possa fazer sentido esse sentimento, o amor que vai amadurecendo entre os protagonistas.
    Outro tema que sempre é colocado é o fato de o galã ser um CEO, um homem rico e sexy. É um sonho de consumo você encontrar a sua cara metade, o seu príncipe encantado cheio de dinheiro e dando a você aquela vida de rainha.
    Cinquenta tons de cinza eu só li o primeiro livro e vi os dois filmes, mas não me senti motivada a ler a trilogia completa.
    Gostei muito do post e da forma como abordou.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene. Também acho isso um saco, parece que é vital que o mocinho seja rico, bonito e bom de cama, como se ele não tiver isso o erótico não seja bom. É legal fantasiar com gente assim, claro, mas isso realmente cansa, posso citar mais de 10 livros que as características dos caras são praticamente as mesmas.

      Excluir
  2. Oi Miriã!
    O primeiro citado é muito real, a realidade - infelizmente - é bem diferente. Não há uma preocupação em cima disso. Mas sobre o segundo tópico, até que eu curto de vez em quando um instalove. hahaha Só não quando é aquele amor que a pessoa já quer morrer pelo outro, isso é bem forçado mesmo. Sobre o último tópico, mulher, as autoras se inspiram nos coelhos rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamilla. Eu acho que alguns instalove dão certo e a gente até compra a história, mas nem sempre cola kkk acho que esse negócio de coelho é verdade porque não tem explicação.

      Excluir
  3. Oi Miriã!
    Eu sou uma que evita ler esse gênero, realmente esse clichês me incomodam bastante!
    Instalove então... E nem é só nos eróticos né? XD
    "Eu sempre vou ao médico e não tenho nada" kkkk, pior q tds escrevem exatamente assim!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Tem alguns instalove que colam até, a gente compra né mas essa frase soa batida demais, meu Deus.

      Excluir
  4. HAHAHHAHAHAHAH ri muito lendo, Miriã. É super verdade esses fatos e eu fico cada vez mais impaciente com os mocinhos sempre galãs do sexo. Paciência viu???

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa. Pra ler erótico tem que realmente entender que os autores abusam desses argumentos que o mocinho sempre tem que ser um Deus na cama, o que é bem chato.

      Excluir
  5. Oi, Mi!
    Eu amei esses teus posicionamentos, que são iguaizinhos aos meus hahahhahahah
    Realmente essa da DST eu sempre fico com uma cara de ????. Essa do instalove também é outra que me estressa. Como você disse, normal ter atração física e tals, transar loucamente no primeiro, segundo, terceiro encontro... mas aí já ser amor é demais pra minha cabeça.
    Esse do ator pornô eu ri horrores. Também acho que eles não tem disposição para sexo 24/7 hahhahahah
    Menina, outra coisa que eu ODEIO no gênero é aquele cara que fica falando umas safadezas quando poderia ficar quieto. Christian Grey é o meu maior exemplo: toda vez que estava no meio do negócio e ele falava certas coisas para Ana, eu começava a rir porque parecia tão automático que se fosse euzinha na situação ia perder todo o tesão.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Eu também penso o mesmo dessas frases meio fora de hora, não sei porque os autores acham isso "sexy", na verdade eu só sinto vergonha porque eu n conheço casal nenhum que tem relação sexual conversando, são muito sem nexo essas coisas.

      Excluir
  6. Oiii Mika

    Eu não leio eróticos, o gênero que me desanima e é o tipo de leitura que nas poucas vezes em que li fiquei olhando quantas páginas faltavam pra chegar ao final (oque não é um bom sinal). O primerio item me chocou totalmente. Meio bizarro, meio desnecessário mesmo até porque na vida real ninguém sai avisando que foi ao médico ou deixou de ir, enfim, achei esquisito a coisa toda....haha
    O galã clichê também é outra coisa que para né, cansamos. Isso não é só no gênero erótico pois há certas caracteristicas que ja percebi que estão se extendendo para o chick lit ou mesmo o romance (aquela coisa do milionário ultra misterioso e sedutor sabe?).
    Não tenho nada contra instalove ou instaatraction desde que seja algo convincente, não aquela coisa que não convenceria nem minha filhinha de 2 aninhos.

    Beijokas

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Eu também não sou muito contra instalove, mas só se for um bem trabalhado, senão nem rola. Mas essa frase é bem comum em qualquer livro erótico mesmo, não sei bem porque eles dizem mas sempre tem, isso é certo.

      Excluir
  7. Oie
    Já houve o tempo que eu lia mais o gênero, mas nunca foram meus favoritos pq me irrito com o romance rápido e muitas senas eróticas, ou seja, não é pra mim kkkkkkkkkk.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa. Erótico é o gênero que mais irrita mesmo e pra gente gostar tem que ser uma leitura muito especial né.

      Excluir
  8. Oi Mi! MORTA já no primeiro hahahahahaha sensacional e por mais que a gente AME romances eróticos tem coisas difíceis de engolir, e não é só os macho louco por sexo não, é o casal em si que parece viver pra transar hehehhee

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Pois é menina, se eu tiver essa capacidade que eles tem de fazer sexo 24 horas, eu tô feita.

      Excluir
  9. Oi, Mi! Concordo com os pontos que você citou, eu não sou muito fã do gênero exatamente por conta disso, não dá pra ler muitos livros até mesmo de uma série porque acaba enjoando mesmo xD Outra coisa que me incomoda (pelo menos nos livros que li) são personagens bidimensionais, parecem que foram construídos pra ter funções beeeeem específicas na trama, então eles acabam não tendo muita profundidade, e quando tudo gira em torno do sexo, pra mim perde a graça.
    Outra coisa que tenho percebido é que tem autores que parecem não saber a diferença entre "erotismo" e "pornografia", pra mim são duas coisas completamente diferentes. Mesmo que o ato seja descrito de forma explícita, uma narrativa erótica, na minha opinião, abordaria as coisas de um modo mais lúdico, poético, e - por que não - romantizado? Sinto falta de uma beleza poética nesse tipo de cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia. Eu também já vi que muitos autores realmente apelam muito na hora de fazer as cenas eróticas, o que deixa tudo com um aspecto bem mais pornográfico, o que é muito triste, infelizmente, e olha que eu sou fã do gênero e tô bem acostumada.

      Excluir
  10. Cara, eu ri muito dos seus pontos! Achei bem interessante todos eles...

    Também não vejo a necessidade de esteriótipos e essa coisa de afirmar que não tem nada.

    Pensei que apenas eu lia e ficava assim: QUAL O PROBLEMA DELES?

    Obrigada por dar voz aos pensamentos !

    cactusliterarios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle. Esse negócio de afirmar me soa muito falso vei, não consigo ler isso em um livro sem revirar os olhos, achando ridículo.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤

Sim, eu não sou a louca dos signos mas sou a louca dos templates. Talvez você entre aqui e veja o blog todo mudado, mas o Leitora Encantada é apenas uma extensão dos meus pensamentos, que realmente mudam com o piscar dos olhos. Espero que gostem!

Facebook

Instagram

Lendo no momento

Lendo no momento

Autores parceiros

                                            

Seguidores

Blogroll

  • Arquivos

    Link-me


    Life Style

    Tecnologia do Blogger.
     
    Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Logo por: MIKA CAETANO - Design E Programação: Espalhando Bonitezas